quarta-feira, 25 de julho de 2012

Matéria Jornal A Tribuna 20/07/12


Tatiana Pimentel em reportagem para o Jornal A Tribuna:
Menos remédios, mais cores no prato!
É possível, mediante acompanhamento médico, tratar ou até evitar algumas doenças caprichando na escolha de algumas refeições.

TATIANE CALIXTO
DA REDAÇÃO
Imagine a receita médica substituída por uma lista de compras de supermercado. Ou no lugar de doses de medicamentos, ... pense em um prato colorido e saboroso. Sim, é possível prevenir e combater doenças comendo bem. É claro que é preciso um conjunto que garanta uma alimentação balanceada; um único alimento não pode fazer milagres. Afinal, a sabedoria popular já diz que uma andorinha só não faz verão.
Mas com um cardápio variado e um trunfo na manga, ou melhor, no prato, é possível controlar o colesterol, a diabetes, evitar doenças cardiovasculares e até reduzir os sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM).
“Existem, sim, alimentos que podem ser consumidos diariamente e conseguem prevenir ou auxiliar no tratamento de algumas doenças”, explica a nutricionista funcional Tatiana Pimentel. Porém, ela reforça que aumentar a ingestão geral de frutas e legumes é importante para garantir a eficácia do “tratamento”.
A castanha-do-Pará, rica em vitamina E, zinco, magnésio e componentes que atuam como antioxidantes, é perfeita para prevenir doenças cardiovasculares. “Duas castanhas por dia é a quantidade ideal”, orienta a nutricionista. A uva roxa, por conta de um componente chamado de revesratrol, também auxilia na prevenção destas enfermidades. Para reforçar o sistema imunológico, prevenir o câncer e regular o intestino, a receita, segundo Tatiana, é triturar a linhaça. O pozinho pode ser adicionado ao leite, iogurte ou à comida. “A linhaça é uma excelente fonte de fibra e ômega 3”. Um dente de alho cru, dizem os mais supersticiosos, espanta vampiros. Na prática, ele pode ser colocado no azeite ou feito em forma de patê e ajuda a diminuir a pressão arterial e a glicemia, além de ter ação antibiótica. Por falar em azeite, Tatiana lembra que as promessas deste óleo fazer bem à saúde só são concretizadas quando o azeite é extra-virgem e ingerido a frio. “Se for para aquecer ou fritar, o indicado é o óleo de canola”, diz Tatiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário