sábado, 19 de maio de 2012

ALIMENTAÇÃO PÓS PROVA: 10km (Mantéria AT Revista 10km)

A alimentação após a corrida deve ser priorizada, já nos primeiros minutos após a prova. Devemos ter atenção nesse momento, pois uma boa nutrição depois do exercício garante a recuperação muscular, evita lesões, cãibras e desidratação. Muitas vezes o alimento líquido é uma ótima opção para quem sente inapetência logo após o exercício aeróbio intenso, além de ser ideal para hidratação. Consuma suco de frutas, água de coco ou bebida esportiva, pois além de repor os líquidos e eletrólitos (sódio e potássio, principalmente) perdidos no suor, contém em sua composição carboidratos para repor os estoques de glicogênio muscular.
Até 1 hora após o término da corrida, priorize uma refeição equilibrada contendo alimentos ricos em carboidratos (frutas, frutas secas, torradas, pães, barrinha de cereais, granola, mel) e para reparar os danos musculares, consuma alimentos fonte de proteínas (iogurte, queijos, carne, frango, peixe, ovos). Essa combinação pode ser feita com lanches práticos como, 1 copo de suco de frutas + sanduiche de queijo branco ou 1 copo de água de coco + iogurte natural com granola ou 1 copo de vitamina, suco de soja + aveia em flocos + maça + mel.
Não se esqueça de se hidratar após a corrida e ao longo do dia, a reposição do suor perdido leva em torno de 2 a 4 horas para equilibrar os tecidos corporais. Beba em torno de 2 a 3 litros de água ao dia.
As causas da câimbra podem ser diversas, mas quando relacionamos à corrida, pode ser pela perda de líquidos e de sódio. Portanto após a corrida, para evitar esse sintoma, beba água de coco ou bebida isotônica, que são ricos em sódio. Alguns alimentos ricos em potássio, cálcio ou magnésio também podem amenizar as câimbras, como banana, iogurtes e castanhas.
O álcool favorece a desidratação, portanto de forma alguma consuma bebida alcoólica logo após a prova. Caso participe de confraternizações após a corrida, siga as recomendações de alimentação pós-treino (acima), e somente depois de se alimentar e hidratar consuma, com moderação, e alterne sempre com goles de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário