sexta-feira, 6 de abril de 2012

Chocolate: A Magia da Páscoa


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É um dia santo muito importante na religião cristã.

Embora não tenham nada em comum, ovos e coelhos tornaram-se símbolos da Páscoa. Para os católicos o ovo simboliza a existência da vida, o nascimento. Já os coelhos, por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, simbolizam a fertilidade. Atualmente, o ovo de chocolate é um presente tradicional, recheado de significados.

Do ponto de vista nutricional, o chocolate pode ser considerado nutritivo desde que consumido com moderação. É fonte de proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio, ferro, fósforo e potássio. O problema está na grande quantidade de calorias derivadas da gordura e açúcar.

A qualidade de um chocolate está diretamente relacionada com a quantidade de cacau presente no produto. Valores acima de 65-70% de cacau são ideais.

O chocolate amargo é rico em flavonóides, como as catequinas, substância antioxidante, que evita a ação de radicais livres no organismo, podendo auxiliar na redução do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Algumas substâncias presentes no cacau são capazes de melhorar o humor. Essas substâncias estimulam a produção de hormônios que promovem a sensação de bem-estar em nosso organismo.

Desejo a todos uma Ótima Páscoa!

Um comentário: