Uma dica essencial é nunca praticar atividade física em jejum, o esportista deve ter um plano alimentar antes, durante e depois do treino, para garantir um bom desempenho e evitar sintomas decorrentes de uma alimentação incorreta como, fadiga, dores musculares e articulares, distensão abdominal, problemas digestivos entre outros.
A alimentação deve ser individualizada e equilibrada de acordo com a modalidade esportiva, respeitando as necessidades de cada nutriente.
Se ingerirmos a recomendação de três porções de frutas (por ex.: 1 porção equivale a 1 banana ou 1 laranja ou 11 bagos de uva) ao dia e três porções de verduras e legumes variados (por ex.: 4,5c. sopa de brócolis ou 1 colher de servir de cenoura ou 4 rodelas de tomate), deixamos nosso organismo fortalecido para combater qualquer tipo de estresse.
Os antioxidantes mais estudados no esporte são: vitaminas C, E, carotenóides, selênio e zinco. Veja, abaixo, a tabela de alimentos que ajudam no combate aos radicais livres e seus benefícios diretos na saúde.
Bom Treino!
Nenhum comentário:
Postar um comentário