terça-feira, 20 de março de 2012

Antioxidantes no Esporte

O exercício é um fator que estimula a produção de radicais livres, por conta da necessidade aumentada de oxigênio.  Em contrapartida, os alimentos antioxidantes contém substâncias que combatem os radicais livres que, em excesso, causam envelhecimento celular, queda no sistema imunológico e lesões nos músculos.
Uma dica essencial é nunca praticar atividade física em jejum, o esportista deve ter um plano alimentar antes, durante e depois do treino, para garantir um bom desempenho e evitar sintomas decorrentes de uma alimentação incorreta como, fadiga, dores musculares e articulares, distensão abdominal, problemas digestivos entre outros.
A alimentação deve ser individualizada e equilibrada de acordo com a modalidade esportiva, respeitando as necessidades de cada nutriente.
Se ingerirmos a recomendação de três porções de frutas (por ex.: 1 porção equivale a 1 banana ou 1 laranja ou 11 bagos de uva) ao dia e três porções de verduras e legumes variados (por ex.: 4,5c. sopa de brócolis ou 1 colher de servir de cenoura ou 4 rodelas de tomate), deixamos nosso organismo fortalecido para combater qualquer tipo de estresse.
Os antioxidantes mais estudados no esporte são: vitaminas C, E, carotenóides, selênio e zinco. Veja, abaixo, a tabela de alimentos que ajudam no combate aos radicais livres e seus benefícios diretos na saúde.

Bom Treino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário