Convidei o educador físico Gonzalo Alday para escrever um texto e enriquecer nosso conhecimento sobre a prática esportiva. Aproveite, ainda dá tempo! Um grande abraço, Tatiana.
A estação mais quente do ano está chegando, e nada melhor do que dar o pontapé inicial agora na primavera. Preparar o corpo para o verão, meses em que deixaremos o nosso corpo bem à mostra, é a ordem para os que buscam uma melhor qualidade de vida, emagrecimento e como a maioria das pessoas, a estética. Como todo bom Santista, você também deve ser vaidoso e não vai querer ficar de fora dessa.
Alguns cuidados com essa preparação são fundamentais para o sucesso lá na frente, a seguir sugiro algumas dicas essenciais para chegar lá, firme e forte.
Temperatura ambiente e hidratação corporal:
A primavera sem dúvida é uma estação muito agradável para iniciar treinamentos, pois o sol vem à tona com mais frequência e dá aquela animada quando se olha pela janela, e as temperaturas são mais amenas, dando maior conforto ao praticante de atividade física, principalmente em esportes outdoor (corridas na praia, caminhadas no calçadão, frescoball, tamboréu, beach tênis, futebol de praia, vôlei, futvôlei, surf, stand-up, entre outros praticados na nossa orla). Porém mesmo com a temperatura ambiente mais agradável, existe uma perda líquida de substâncias como sais minerais, eletrólitos dentre outros, através da transpiração natural durante a prática da atividade física. Uma boa hidratação antes, durante e depois são fundamentais para um melhor desempenho e rendimento do nosso organismo frente à atividade física imposta.
*Ver receitas de sucos sugeridos pela Drª Tatiana Pimentel.
Sem pressa, dá tempo !!!
Não tenha pressa para alcançar o objetivo em duas ou três semanas, afinal de contas faltam alguns meses para o alto verão, Janeiro (mês de férias) e Fevereiro (carnaval).
Não queira recuperar o tempo perdido no inverno ou naquela viagem para Campos do Jordão ou Serra Negra (reduto santista nas férias de Julho) com sessões mais intensas de treinamento, tudo tem seu tempo dentro de uma programação bem feita e organizada, existem períodos de estímulos fortes e períodos de descanso também, que são extremamente fundamentais para o sucesso do treinamento (são 3 os fatores de sucesso para o treinamento: 1) Treinamento propriamente dito, 2) Descanso adequado e 3) Alimentação, na hora e quantidades corretas.
Proponha objetivos para médio prazo. Seja disciplinado no que faz.
Proponha objetivos para médio prazo. Seja disciplinado no que faz.
Consulte um profissional...
Esqueça a idéia que a praia é uma academia ao ar livre, a não ser que você queira encarar a atividade física apenas como lazer e não estiver preocupado com resultados. Caso contrário procure auxílio de um educador físico para prescrição dos treinamentos, de uma nutricionista para uma elaboração de um bom cardápio com a dieta adequada para melhor rendimento e resultados e passe por uma avaliação médica para ter a certeza que se pode iniciar a busca do objetivo sem nenhuma surpresa desagradável.
Gonzalo Alday – Educador Físico e Fisioterapeuta do Esporte – http://www.gonsaalday.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário