A BANANA VERDE é considerada um alimento funcional, pois apresenta alta concentração de amido resistente que auxilia o trânsito intestinal adequado, atuando no tratamento de diarréia e constipação (intestino preso). O amido resistente reduz o colesterol sanguíneo, previne câncer de intestino e doenças cardiovasculares.
A banana é rica em Vitamina B3, C, A, ácido fólico, magnésio, cloro, fósforo, potássio e enxofre.
Lâmina da Saúde do Inestino |
Então vamos aprender como é fácil fazer a biomassa de banana verde!
GELINHO DE BANANA VERDE
Separe com faca ou tesoura as bananas verdes não climatizadas do cacho com o cuidado de manter os talinhos na banana, lave-as bem. Coloque água em uma panela de pressão e quando abrir fervura adicione as bananas verdes com casca, feche a panela e deixe adquirir pressão.
Após o barulho típico da pressão, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Desligue o fogo, não abra a panela, deixe perder a pressão naturalmente.
Destampe-a e descasque as bananas. Em seguida centrifugue ou bata no liquidificador até transformar em uma pasta quente. Distribua a pasta em forminhas de gelo e congele. Retire um “cubinho” de gelinho de banana verde toda noite, para o dia seguinte, pois precisa estar amolecida para evitar danos ao seu liquidificador.
Bata muito bem no liquidificador com o suco da sua preferência.
Fonte: Livro Escolhas e Impactos – Gastronomia Funcional
Dra. Gisele Savioli e Chef Renato Caleffi, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário