sexta-feira, 28 de outubro de 2011

HIDRATAÇÃO PARA CORREDORES

É aconselhável a ingestão de 2,5L de água por dia para qualquer pessoa. Isso não é segredo para ninguém, e para quem faz atividade física, num dia de calor, essa necessidade deve ser aumentada? Sim, devemos ter uma atenção maior de acordo com o peso e tipo físico da pessoa e principalmente treinamento. Além da água, a hidratação pode ser feita com a ingestão de bebidas isotônicas (também chamadas de bebidas esportivas), sucos de frutas e água de coco.
                O ideal é começar a atividade física bem hidratado, pelo menos 1 hora antes do treino beba 500 ml de água e durante o treino continue bebendo água, cerca de 200 ml a cada 20 minutos de corrida.
                As bebidas isotônicas têm função de repor os sais minerais perdidos no suor, e podem ser consumidas por praticantes de atividade física submetidos ao esforço físico pós 90 minutos de atividade. São bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos de rápida absorção que, além de recuperar os líquidos e eletrólitos perdidos, fornecem energia para os músculos.  A água de coco é considerada um isotônico natural, por ser rica em potássio e sódio. 
A correta hidratação e reposição de eletrólitos podem evitar câimbra, desidratação e mal-estar durante e após o exercício. Alguns alimentos, como banana, castanhas, brócolis, suco de laranja, aveia, peixes fontes de Omega 3 (salmão, sardinha, atum, cavalinha), ameixa, quinoa, linhaça, entre outros devem fazer parte da alimentação dos corredores.
                Depois da corrida a hidratação recebe também atenção especial, nesse caso, opte por sucos de frutas (ver receita abaixo), picolé de frutas, água de coco, além da água, aproximadamente 1 litro.

Hidratação para Corredores:
Corridas até 60 minutos
Esse treino não provoca perdas drásticas de carboidratos, a maior preocupação nesse caso é com a hidratação constante. Para a maioria dos corredores, a água é suficiente, pois consegue repor a quantidade perdida no suor.
Corridas entre 1 e 2 horas
Nesses treinos, as perdas de outros nutrientes começam a acontecer. Escolha as bebidas isotônicas e alterne com goles de água.
Suco Hidratante Pós Corrida:
Hortelã – 1 folha
Melancia – 1 fatia
Abacaxi – 3 fatias
Água de coco – 200ml
Bata tudo no liquidificador, coar e servir gelado.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Gestação

A Nutrição na gestação deve ser priorizada através de nutrientes básicos que irão garantir a saúde materna e o adequado crescimento e desenvolvimento do feto. O cardápio deve ser equilibrado, variado, colorido  e moderado, a fim de evitar carências nutricionais e promover um ganho de peso saudável de acordo com o Estado Nutricional da gestante.
É importante manter as taxas de ácido clorídrico normais no estômago para facilitar a absorção de nutrientes como o cálcio, e evitar náuseas e vômitos.
Avaliar a presença de alimentos alergênicos e restringí-los na alimentação da gestante, evitando assim que a alergia passe para o bebê.
A saúde do intestino é primordial para evitar ou amenizar a constipação intestinal e auxiliar na absorção de vitaminas e minerais.
Evitar bebida alcoólica e consumir com moderação a cafeína.

Para garantir uma gestação saudável, saiba quais alimentos devem ser consumidos com regularidade:

- Semente de linhaça e peixes fontes de ômega-3: salmão, sardinha, atum, cavalinha, arenque;
- Verduras verde escura, feijões, castanhas, soja, carnes;
- Cereais integrais: pães, arroz, macarrão;
- Dar preferência ao frango orgânico e ovo caipira;
- Frutas: laranja, acerola, mamão, caqui, tangerina, banana...
- Quinoa;
- Clorofila: sucos verdes;
- Líquidos, preferencialmente água: 2 a 3L/dia.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

GRIPE: PREVENÇÃO ESTÁ NA ALIMENTAÇÃO

Matéria Postada no Blog da minha querida jornalista Janaína Hohne, que apresenta todos os sábados o Programa Viver Bem na TV Tribuna (http://hotsites.tvtribuna.com/tvtribuna/blogjanainahohne/)



Além de evitar aglomerações e tomar precauções básicas de higiene, saiba quais alimentos potencializam o sistema imunológico e combatem a gripe:

        



 ALIMENTOS RECOMENDADOS:
Alimentos ricos em Vitamina C: laranja, acerola, limão, morango, tangerina, abacaxi, kiwi...
Cebola e alho: Dê preferência ao alho cru, faça preparações como patê, ou em imersão no azeite;
Alimentos ricos em carotenóides: cenoura, manga, abóbora, espinafre, brócolis, couve, nectarina, mamão papaia, melancia, goiaba, tomate;
Azeite de oliva;
Gengibre;
Uva;
Oleaginosas: castanha do pará, de caju, nozes, amêndoas, macadâmia;
Peixes ricos em ômega-3: salmão, atum, sardinha, cavalinha;
Semente de linhaça (triturada)
Quinoa;
Cereais integrais e leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha...
Prébioticos: Alcachofra, raiz da chicória, dália, dente-de-leão, cebola, alho e banana;
Líquidos 2-3L/dia, principalmente água. 
Receita da Imunidade: Bata no liquidificador 2 laranjas, 10 acerolas, 5 morangos, 10 uvas roxas e  1 pedaço de gengibre. Tome 1x/dia pela manha.



Um grande abraço,

Tatiana Pimentel