segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Suco de Couve

Como sugestão de minha paciente Anna, hoje vou abordar os benefícios do suco de couve.
Este suco auxilia na destoxificação do organismo, ajuda no tratamento de gastrite, esofagite, azia, queimação e refluxo. As brássicas, grupo alimentar da couve, agrião, brócolis, repolho, couve-de-bruxelas, rúcula e nabo são ricas em glicosinalatos, um fitoquímico que protege nosso organismo contra diversos tipos de câncer, principalmente mama e pulmão.
Quanto mais esses vegetais estiverem crus ou pouco cozidos, mais preservam seus nutrientes essenciais e os compostos anticancerígenos.
Além disso, a couve é riquíssima em cálcio, um mineral que tem sua necessidade aumentada no crescimento, gestação, lactação e a partir dos 50 anos de idade, principalmente em mulheres devido a diminuição de hormônios, como estrógeno nessa faixa etária.



RECEITA
1 maço de couve (orgânica)
250ml de água filtrada
Bata as folhas de couve no liquidificador com pouca água, congele em cubos de gelo. Adicione um cubo de couve no suco da preferência.
Sugestão: Adicione o cubo de couve no suco de uva (100% integral e orgânico), suco de laranja ou no suco de abacaxi.



Experimente! Dê mais sabor e sáude para sua vida! Sua saúde agradece.



Grande abraço,



Tatiana Pimentel



PS.: Segue abaixo o Blog da Rosana Valle, repórter da TV Tribuna que faz citação da receita.
http://hotsites.tvtribuna.com/tvtribuna/blogrosanavalle/default.asp?paginaPost=&paginablog=3&titulo=&IdCategoria=12&mes=&ano=

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de setembro: Dia da Árvore

Hoje comemora-se o dia da Árvore, então gostaria de fazer um convite a todos: Plante uma árvore,  nosso planeta agradece!
Se você nunca plantou, aprenda a fazer uma horta. Não há nada mais gostoso do que colher uma salsinha ou manjericão direto da nossa horta. O sabor é mais intenso, a cor mais viva e principalmente é livre de agrotóxico, um veneno para o nosso organismo que aumenta o risco de diversos tipos de câncer.
Portanto veja como é fácil. Eu tenho uma horta na varanda do meu apartamento, por ser Nutricionista Funcional prezo este conceito orgânico na minha vida e para minha família. Tenho orgulho em ver meus temperos sempre fresquinhos, minha horta é composta por hortelã, alecrim, manjericão, salsinha, cebolinha e pimenta.

Como plantar:

Primeiro compre um vaso de cerâmica ou barro ou uma floreira. Faça um furo para drenagem da água da rega, caso não tenha. Para o vaso não ficar pesado, coloque uma pequena camada de argila espandida, musgo ou pedras para  que a terra não saia pelos furos. A seguir coloque 50% de terra e 50% de adubo (vendidos em supermecados ou casas de jardinagem), misture bem e coloque as mudas pequenas, prefiro do que as sementes a serem germinadas. Coloque a muda sobre a terra, fazendo um buraco e pressione para que sua raiz fique bem firme na terra. Regue sua horta a cada 2 dias ou conforme a temperatura externa. Depois é só colher!

Fonte: Jorge Pires de Camargo Neto (meu Pai, quem me ensinou a plantar!)



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Seja Bem-vindo!!

Olá, incio esse Blog com o objetivo de promover qualidade de vida e informar meus pacientes, amigos e internautas sobre alimentação equilibrada.
Sou nutricionsista apaixonada pelo meu trabalho, vejo a cada dia os resultados positivos na mudança dos hábtios alimentares de meus pacientes e acredito que a prevenção e cura de doenças está através dos alimentos.
Venha ser meu parceiro! Vamos alcançar sua Vitalidade Positiva através dos alimentos e conceitos Funcionais.
Um grande abraço,

Tatiana Pimentel