sexta-feira, 22 de junho de 2012

Festa Junina

No mês de junho podemos aproveitar as típicas festas juninas, eu particularmente adoro, e lembro muito das festas juninas do colégio Stella Maris, onde dançava sempre as quadrilhas. Mas as festas juninas também são cheias de barraquinhas de quitutes e guloseimas! Com tantos “comes e bebes” o que fazer com a dieta?
A recomendação para você não exagerar na hora da festa é se alimentar bem durante o dia e fazer pequenos lanches entre as principais refeições. Assim, você não chega com tanta fome e ansiedade na quermesse e pode comer aquilo que realmente gosta, sem matar a fome com alimentos muito calóricos, evitando uma compulsão alimentar.
Prefira opções saudáveis, leves e saborosas. O milho, é um alimento comum dessa época e uma excelente fonte de energia, vitamina A e, principalmente, de fibra, que auxilia no bom funcionamento do intestino. Porém consuma o milho sem manteiga, assim você já economiza algumas calorias. Outra opção é o mexicano, sanduíche de pão francês com carne moída, balanceado nutricionalmente, pois é fonte de energia, proteína, cálcio, ferro, potássio, vit. B1, Vit. B3, entre outras.
Espetinhos de carne também são encontrados nas barraquinhas, mas se você já comeu muita fonte de energia, não acrescente a farinha de acompanhamento.
Não se esqueça que a festa junina também é uma oportunidade de encontrar os amigos e participe das brincadeiras típicas como, dançar quadrilha, pescaria, correio elegante, entre outras. Portanto, é importante não ir à festa apenas pensando nos pratos que serão oferecidos, pratique atividade física e gaste as colorias consumidas.  

VALOR CALÓRICO DE ALGUMAS COMIDAS TÍPICAS:

Curau: 1 pote de sobremesa raso (150g) tem 208 kcal
Pé de moleque
- 1 unidade pequena (12,5g) tem 60 kcal
Batata doce:
repleta de fibras. Quando consumida com a casca (assada inteira, ou cortada em formato de fritas), apresenta cerca de 100 calorias em 1 unidade.
Pipoca:
Uma xícara de pipoca pronta, sem gordura, tem em média 100 calorias com 1g de gorduras. Já com uma colher (sobremesa) de manteiga isto já passa para 167 calorias com 9g de gorduras.
Pinhão:
1 porção de 5 unidades tem 100 kcal
Arroz doce:
1 pote de sobremesa raso de 150g tem 250 kcal
Bolo de fubá:
1 pedaço médio de 70g tem 215 kcal
Cuscuz:
1 pedaço médio (135g) tem 260 Kcal
Cachorro quente simples
pequeno (pão e a salsicha): tem 260 kcal
Cachorro quente completo
(com molho, milho, ervilha, maionese, ketchup, mostarda, queijo ralado e batata palha) tem 575 kcal
Tapioca
1 tapioca de aproximadamente 80 g (do tamanho de uma frigideira pequena) com 50 g de queijo tem 467 kcal
Tapioca doce;
Com aproximadamente 80 g e com 1 colher de sopa média de doce de leite (25 g) tem 372 kcal
Milho:
1 espiga média de milho cozido (100g) tem 110 kcal
Milho com maionese:
Com 1 colher (sopa) de maionese tradicional de 15g tem 220 kcal
Milho com manteiga: Com 1 colher (sopa) de manteiga de 15g tem 225 kcal

Fonte: http://msn.minhavida.com.br

Boas Festas!

terça-feira, 12 de junho de 2012

ALIMENTOS AFRODISÍACOS

Feliz dia dos Namorados!

Hoje, nada melhor do que saber quais alimentos são afrodisíacos. Alguns nutrientes são fundamentais para produção de testosterona, combustível sexual do cérebro, desencadeando sensações de prazer.

O Zinco tem
a capacidade de bloquear a ação de uma enzima que transforma a testosterona em estrogênio. A sua carência pode afetar o desejo sexual e, no caso dos homens, interfere na produção de espermatozóides. As suas principais fontes são: frutos do mar- ostras, carne vermelha, peixes, aves, leite e derivados, mariscos, cereais, nozes e feijão.

Alimentos Afrodisíacos:

Frutos do mar
Amêndoas
Ovo de codorna
Tomate
Aspargos
Chocolate meio amargo
Mel
Pimenta caiena e malagueta
Romã
Melancia
Semente de abóbora
Geléia real
Mirtilo
Alimentos fontes de Omega-3: salmão, sardinha, cavalinha, arenque


RECEITA AFORDISÍACA DE HOJE: TILÁPIA A MEXICANA (
Fonte: http://mariacarambola.wordpress.com/2012/05/23/receita-afrodisiaca/)
Ingredientes
• 1 kg filé de tilápia
• 2 colheres (sopa) de azeite
• 2 pimentas sem sementes e cortadas em fatias médias
• 1/2 xícara de sementes de abóbora torradas
• 1/2 cebola média
• 1/2 xícara de folhas frescas de coentro (reserve alguns para enfeitar)
• 1/4 colher (chá) de orégano
• 1/4 colher (chá) de sal
• 1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino
• 1 abacate descascado e cortado em cubos
Modo de preparo
Polvilhe uma pitada de sal e pimenta no filé de tilápia. Coloque o azeite em frigideira antiaderente e frite o peixe em fogo médio — cerca de 1 minuto de cada lado. Retire o filé do fogo e reserve. Refogue levemente a pimenta na frigideira e combine com o peixe. No liquidificador, misture o restante dos ingredientes e bata tudo até ficar homogêneo. Transfira a mistura para uma panela pequena e cozinhe por 10 minutos em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando. Coloque a mistura sobre o filé. Para servir, coloque um punhado de peixe, pimenta, abacate e sirva com uma tortilha.