sábado, 19 de maio de 2012

ALIMENTAÇÃO PÓS PROVA: 10km (Mantéria AT Revista 10km)

A alimentação após a corrida deve ser priorizada, já nos primeiros minutos após a prova. Devemos ter atenção nesse momento, pois uma boa nutrição depois do exercício garante a recuperação muscular, evita lesões, cãibras e desidratação. Muitas vezes o alimento líquido é uma ótima opção para quem sente inapetência logo após o exercício aeróbio intenso, além de ser ideal para hidratação. Consuma suco de frutas, água de coco ou bebida esportiva, pois além de repor os líquidos e eletrólitos (sódio e potássio, principalmente) perdidos no suor, contém em sua composição carboidratos para repor os estoques de glicogênio muscular.
Até 1 hora após o término da corrida, priorize uma refeição equilibrada contendo alimentos ricos em carboidratos (frutas, frutas secas, torradas, pães, barrinha de cereais, granola, mel) e para reparar os danos musculares, consuma alimentos fonte de proteínas (iogurte, queijos, carne, frango, peixe, ovos). Essa combinação pode ser feita com lanches práticos como, 1 copo de suco de frutas + sanduiche de queijo branco ou 1 copo de água de coco + iogurte natural com granola ou 1 copo de vitamina, suco de soja + aveia em flocos + maça + mel.
Não se esqueça de se hidratar após a corrida e ao longo do dia, a reposição do suor perdido leva em torno de 2 a 4 horas para equilibrar os tecidos corporais. Beba em torno de 2 a 3 litros de água ao dia.
As causas da câimbra podem ser diversas, mas quando relacionamos à corrida, pode ser pela perda de líquidos e de sódio. Portanto após a corrida, para evitar esse sintoma, beba água de coco ou bebida isotônica, que são ricos em sódio. Alguns alimentos ricos em potássio, cálcio ou magnésio também podem amenizar as câimbras, como banana, iogurtes e castanhas.
O álcool favorece a desidratação, portanto de forma alguma consuma bebida alcoólica logo após a prova. Caso participe de confraternizações após a corrida, siga as recomendações de alimentação pós-treino (acima), e somente depois de se alimentar e hidratar consuma, com moderação, e alterne sempre com goles de água.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Missão Possível 4

Olá, gostaria de compratilhar mais depoimentos com vocês.
Dessa vez a equipe do Missão Possível relata alguns dos benefícios alcançados na reeducação alimentar e prática esportiva. É emocionante ver os resultados alcançados depois de 4 meses de trabalho. Por  relatos como esses, me sinto extremamente realizada e feliz com minha profissão - ter a convicção de que com a Nutrição podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Obrigada por acreditarem e confiarem no meu trabalho e na Assessoria Esportiva da Gama. O sucesso desse programa se deve também ao comprometimento da Rádio Trifm.
Um grande abraço,



(Vejam as fotos do antes e depois no blog: http://hotsites.trifm.com.br/trifm/2009/missao/blog/default.asp)
Amigos do MP4 TRI FM 2012

Está chegando o grande dia, a nossa hora, o momento de celebração e realização da nossa meta.
Ser "possivel" é uma palavra que carrega um conteúdo denso e inspirador.
Significa que o nosso sonho é algo ao nosso alcance, desde que haja disposição, disciplina e coragem.
Disposição para transformar planilhas numa real rotina de treinos;
Disciplina para enfrentar o cansaço, o peso, a quebra de velhos habitos, de sair da zona de conforto , de mudar de fato;
Coragem para superar os momentos de dor e questionamentos sobre o significado dessa transformação.
Todos nós juntos somos outras pessoas em relação aquele encontro de 21 de janeiro.
Hoje mais leves, mais saudaveis e mais preparados não só fisica, mas mentalmente, o que é um ganho poderoso.
Se faz fundamental dividir e creditar essa conquista com os professores Marcelo e Gabriel e com a Dra Tatiana,
sem os quais, grande seria a chance de termos ficado pelo caminho.
Deus os abençoe pelo grande trabalho, com profissionalismo e calor humano que nos transmitiram.
E a TRI FM, personalizada na Déborah e toda sua equipe, serei eternamente grato a todos voces.
Além disso, cada um de nós haverá de ter um familiar, um amigo, alguém que deu apoio o incentivo nos momentos dificeis.
No meu caso , além do apoio incondicional da minha esposa Marcia, seja aceitando meus horários malucos de treinos, seja preparando as refeiçoes, me permitam revelar algo muito intimo, escrito pelo meu filho de 13 anos, em janeiro de 2012 , dias após eu ter tido a honra de ser selecionado para o "Missão" .
Depois de ler a mensagem do meu filho, além de me derreter em lágrimas, me senti um gigante em motivação para mudar de vida . O resultado, graças a Deus , foram 27 quilos de perda de peso e estar apto a correr 10 Km em ótimas condiçoes fisicas e mentais. Para uma pessoa obesa e sedentária ha tão pouco tempo, me sinto feliz como um menino.

Rogério Freeman
...

Rogério,


Fico imensamente feliz por toda estra transformação, tanto em você como em cada um dos participantes deste Missão Possível.


Fico muito feliz e honrado de fazer parte desta turma, de ter compartilhado a vossa compania. De ver, sentir e poder comprovar toda esta transformação em nossas vidas.


Agradeço ao Gabriel e ao Marcelo da Gama, a Tati e a Débora da Trifm e a toda a sua equipe por todos os vossos feitos e por toda a acessoria da qual nós, os doze selecionados tivemos o privilégio de receber ao longo destes últimos 3 meses.


Hoje, 16/05 se completam exatos nove meses que o meu pai nos deixou. A saudade vai me acompanhar por toda a minha vida. Sei que seja onde estiver, ele estará olhando por mim, vibrando, sorrindo e feliz por ver que o seu filho não fugiu a luta, aceitou o desafio e o venceu.


Neste domingo, vamos coroar esta vitória pessoal, de cada um de nós.


Parabéns à todos nós da Equipe do Missão Possível 4 !!!!


Mais uma vez obrigado à todos pela oportunidade !


Vejo todos vocês no dia 20 de maio de 2012 !


Um forte abraço !


Eduardo Augusto

...



Rogério e equipe MP4, parabéns à todos.

Tivemos uma oportunidade incrível, que nos foi dada pela Tribuna, e juntamente com a equipe da Gama e a Dra. Tatiana, nos incentivou, nos orientou como obter melhor qualidade de vida, de se alimentar de forma mais saudável e praticar exercícios periodicamente e com prazer.

No meu caso, sinto mais disposição, durmo melhor, pratico a corrida com alegria, pois sempre gostei de correr, mas agora com a orientação do Gabriel e do Marcelo, aprendi a correr de forma correta e prazerosa.

No ano passado, por um problema pessoal e familiar, tentei buscar na corrida, uma forma de aliviar a angústia que estava passando, mas sem incentivo e orientação de bons profissionais, acabei desistindo logo após a prova da Tribuna e voltei a ser uma pessoa sedentária, acima do peso e principalmente desmotivada.

Então pessoal do MP4, não desistam de todas as conquistas que vocês adquiriram durante estes 04 meses. Sei que é difícil, após um longo dia de trabalho, chegar em casa, trocar de roupa e enfrentar um treino intenso, mas é uma forma de rever os amigos, descontrair e aliviar o estresse do dia a dia.

Gabriel, Marcelo, Fábio, Tati, Débora e equipe.......MUITO OBRIGADO POR TUDO.

Cássia, Lucas e Luigi..... obrigado pelos incentivos e compreensão pela minha ausência em certos momentos, mais foi importante para mim, principalmente quando treinaram comigo.

Gostaria de sugerir um encontro, após o dia 20 de maio, pois sei que, nem todos continuarão treinando juntos, e este momento, seria para comemorarmos nossa vitória e selar esta amizade conquistada em tão pouco tempo.

Abraço à todos e até domingo

Luciano Righetti Rocha

Alimentação para os 10km Tribuna

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/jornal-tribuna-1edicao/videos/t/edicoes/v/confira-dicas-de-alimentacao-para-os-10-km-da-tribuna/1950168/

Vejam o link ao Vivo no Sesc de Santos, sobre a alimentação para os 10km Tribuna.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Receita Leve para Jantar












Alguns pacientes ficam na dúvida na hora do jantar. De vez em quando podemos abusar nos sanduíches, mas prefira os pães integrais, pois contém fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Os wraps integrais são boas opções para lanches, pois são leves e saborosos. Veja duas receitas fáceis para compor uma refeição balanceada e saborosa.

Wrap de frango com rúcula (2 porções)
2 un pão folha
10 folhas de rúcula
1 xícara de peito de frango desfiado
2 colheres de chá de requeijão light
2 colheres de sopa de cenoura ralada
1 tomate sem sementes picado
óleo de canola e sal de ervas (ver no receita no blog)
Modo de preparo: grelhe o frango com óleo de canola e sal de ervas. Adicione os demais ingredientes, exceto a rúcula e a cenoura, misture bem. Cubra a fatia de pão folha com o recheio e por cima coloque a rúcula picada e a cenoura. Dobre as pontas e depois enrole como um wrap. Leve ao forno pré-aquecido por 3 minutos ou até ficar crocante.

Wrap de Filé Mignon (2 porções)

Ingredientes:
2 un pão folha
10 folhas de rúcula
2 porções de carne grelhada cortada em cubos bem pequenos
2 fatias de queijo branco
1 tomate sem sementes picado
1/2  cebola grelhada (grelhar depois de tirar a carne da frigideira quente)
óleo de canola e sal de ervasa gosto

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes com a carne ainda quente. Coloque a rúcula picada. Enrole com um wrap.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Matéria sobre Missão Possível 4

http://www.tvtribuna.com/videos/?video=14810

Acessem o link e vejam a evolução dos participantes do Missão Possível 4 - Programa realizado pela TRIFM.

A cada consulta observo as mudanças não apenas nas medidas, mas no comportamento das pessoas. Com o Programa Missão Possível a cada ano me surpreendo com a determinação e força de vontade do ser humano, quando imposto metas e um sonho: Participar dos 10km Tribuna Fm.

A nossa preparação se iniciou em janeiro e conseguimos alcançar alguns resultados traçados somente para depois dos 10km, como uma perda de 23kg de apenas um participante. Pois é, me surpreendi com esse grupo, muitos já alcançaram a nossa meta total de perda de peso, e ainda, faltam 7 semanas para o grande dia.

 Como o Dr. Rubens destacou o atendimento em grupo é mais interessante, mais competitivo e mais saudável. Quando observamos que nosso companheiro, familiar ou colega está mais magro, as roupas caindo e mais do que tudo está com mais vitalidade, somos contagiados pelas mudanças. Por isso o atendimento em grupo é tão satisfatório, pois aprendemos e ajudamos uns aos outros a mudar nosso comportamento perante a alimentação e hábitos de vida.

Se você ainda não se preparou para a prova, ainda dá tempo. E você que não se inscreveu este ano, ano que vem proponho um desafio: Venha fazer parte dessa festa do pedestrianismo santista e mude sua qualidade de vida!

Uma grande beijo light e cheio de saúde,

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Chocolate: A Magia da Páscoa


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É um dia santo muito importante na religião cristã.

Embora não tenham nada em comum, ovos e coelhos tornaram-se símbolos da Páscoa. Para os católicos o ovo simboliza a existência da vida, o nascimento. Já os coelhos, por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, simbolizam a fertilidade. Atualmente, o ovo de chocolate é um presente tradicional, recheado de significados.

Do ponto de vista nutricional, o chocolate pode ser considerado nutritivo desde que consumido com moderação. É fonte de proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio, ferro, fósforo e potássio. O problema está na grande quantidade de calorias derivadas da gordura e açúcar.

A qualidade de um chocolate está diretamente relacionada com a quantidade de cacau presente no produto. Valores acima de 65-70% de cacau são ideais.

O chocolate amargo é rico em flavonóides, como as catequinas, substância antioxidante, que evita a ação de radicais livres no organismo, podendo auxiliar na redução do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Algumas substâncias presentes no cacau são capazes de melhorar o humor. Essas substâncias estimulam a produção de hormônios que promovem a sensação de bem-estar em nosso organismo.

Desejo a todos uma Ótima Páscoa!