Olá!!
Segue matéria que a Nutricionista Tatiana Pimentel fez para o site do Jornal A Tribuna sobre chocolate!
http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/loucos-por-chocolate-falam-do-vicio-por-um-dos-alimentos-mais-consumidos-no-mundo/?cHash=22e86641363f2287e523bd66c9a47f1e
Mostrando postagens com marcador chocolate. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador chocolate. Mostrar todas as postagens
sábado, 4 de abril de 2015
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Chocolate: A Magia da Páscoa
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É um dia santo muito importante na religião cristã.
Embora não tenham nada em comum, ovos e coelhos tornaram-se símbolos da Páscoa. Para os católicos o ovo simboliza a existência da vida, o nascimento. Já os coelhos, por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, simbolizam a fertilidade. Atualmente, o ovo de chocolate é um presente tradicional, recheado de significados.
Do ponto de vista nutricional, o chocolate pode ser considerado nutritivo desde que consumido com moderação. É fonte de proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio, ferro, fósforo e potássio. O problema está na grande quantidade de calorias derivadas da gordura e açúcar.
A qualidade de um chocolate está diretamente relacionada com a quantidade de cacau presente no produto. Valores acima de 65-70% de cacau são ideais.
O chocolate amargo é rico em flavonóides, como as catequinas, substância antioxidante, que evita a ação de radicais livres no organismo, podendo auxiliar na redução do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Algumas substâncias presentes no cacau são capazes de melhorar o humor. Essas substâncias estimulam a produção de hormônios que promovem a sensação de bem-estar em nosso organismo.
Desejo a todos uma Ótima Páscoa!
Assinar:
Postagens (Atom)
