sexta-feira, 22 de junho de 2012

Festa Junina

No mês de junho podemos aproveitar as típicas festas juninas, eu particularmente adoro, e lembro muito das festas juninas do colégio Stella Maris, onde dançava sempre as quadrilhas. Mas as festas juninas também são cheias de barraquinhas de quitutes e guloseimas! Com tantos “comes e bebes” o que fazer com a dieta?
A recomendação para você não exagerar na hora da festa é se alimentar bem durante o dia e fazer pequenos lanches entre as principais refeições. Assim, você não chega com tanta fome e ansiedade na quermesse e pode comer aquilo que realmente gosta, sem matar a fome com alimentos muito calóricos, evitando uma compulsão alimentar.
Prefira opções saudáveis, leves e saborosas. O milho, é um alimento comum dessa época e uma excelente fonte de energia, vitamina A e, principalmente, de fibra, que auxilia no bom funcionamento do intestino. Porém consuma o milho sem manteiga, assim você já economiza algumas calorias. Outra opção é o mexicano, sanduíche de pão francês com carne moída, balanceado nutricionalmente, pois é fonte de energia, proteína, cálcio, ferro, potássio, vit. B1, Vit. B3, entre outras.
Espetinhos de carne também são encontrados nas barraquinhas, mas se você já comeu muita fonte de energia, não acrescente a farinha de acompanhamento.
Não se esqueça que a festa junina também é uma oportunidade de encontrar os amigos e participe das brincadeiras típicas como, dançar quadrilha, pescaria, correio elegante, entre outras. Portanto, é importante não ir à festa apenas pensando nos pratos que serão oferecidos, pratique atividade física e gaste as colorias consumidas.  

VALOR CALÓRICO DE ALGUMAS COMIDAS TÍPICAS:

Curau: 1 pote de sobremesa raso (150g) tem 208 kcal
Pé de moleque
- 1 unidade pequena (12,5g) tem 60 kcal
Batata doce:
repleta de fibras. Quando consumida com a casca (assada inteira, ou cortada em formato de fritas), apresenta cerca de 100 calorias em 1 unidade.
Pipoca:
Uma xícara de pipoca pronta, sem gordura, tem em média 100 calorias com 1g de gorduras. Já com uma colher (sobremesa) de manteiga isto já passa para 167 calorias com 9g de gorduras.
Pinhão:
1 porção de 5 unidades tem 100 kcal
Arroz doce:
1 pote de sobremesa raso de 150g tem 250 kcal
Bolo de fubá:
1 pedaço médio de 70g tem 215 kcal
Cuscuz:
1 pedaço médio (135g) tem 260 Kcal
Cachorro quente simples
pequeno (pão e a salsicha): tem 260 kcal
Cachorro quente completo
(com molho, milho, ervilha, maionese, ketchup, mostarda, queijo ralado e batata palha) tem 575 kcal
Tapioca
1 tapioca de aproximadamente 80 g (do tamanho de uma frigideira pequena) com 50 g de queijo tem 467 kcal
Tapioca doce;
Com aproximadamente 80 g e com 1 colher de sopa média de doce de leite (25 g) tem 372 kcal
Milho:
1 espiga média de milho cozido (100g) tem 110 kcal
Milho com maionese:
Com 1 colher (sopa) de maionese tradicional de 15g tem 220 kcal
Milho com manteiga: Com 1 colher (sopa) de manteiga de 15g tem 225 kcal

Fonte: http://msn.minhavida.com.br

Boas Festas!

terça-feira, 12 de junho de 2012

ALIMENTOS AFRODISÍACOS

Feliz dia dos Namorados!

Hoje, nada melhor do que saber quais alimentos são afrodisíacos. Alguns nutrientes são fundamentais para produção de testosterona, combustível sexual do cérebro, desencadeando sensações de prazer.

O Zinco tem
a capacidade de bloquear a ação de uma enzima que transforma a testosterona em estrogênio. A sua carência pode afetar o desejo sexual e, no caso dos homens, interfere na produção de espermatozóides. As suas principais fontes são: frutos do mar- ostras, carne vermelha, peixes, aves, leite e derivados, mariscos, cereais, nozes e feijão.

Alimentos Afrodisíacos:

Frutos do mar
Amêndoas
Ovo de codorna
Tomate
Aspargos
Chocolate meio amargo
Mel
Pimenta caiena e malagueta
Romã
Melancia
Semente de abóbora
Geléia real
Mirtilo
Alimentos fontes de Omega-3: salmão, sardinha, cavalinha, arenque


RECEITA AFORDISÍACA DE HOJE: TILÁPIA A MEXICANA (
Fonte: http://mariacarambola.wordpress.com/2012/05/23/receita-afrodisiaca/)
Ingredientes
• 1 kg filé de tilápia
• 2 colheres (sopa) de azeite
• 2 pimentas sem sementes e cortadas em fatias médias
• 1/2 xícara de sementes de abóbora torradas
• 1/2 cebola média
• 1/2 xícara de folhas frescas de coentro (reserve alguns para enfeitar)
• 1/4 colher (chá) de orégano
• 1/4 colher (chá) de sal
• 1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino
• 1 abacate descascado e cortado em cubos
Modo de preparo
Polvilhe uma pitada de sal e pimenta no filé de tilápia. Coloque o azeite em frigideira antiaderente e frite o peixe em fogo médio — cerca de 1 minuto de cada lado. Retire o filé do fogo e reserve. Refogue levemente a pimenta na frigideira e combine com o peixe. No liquidificador, misture o restante dos ingredientes e bata tudo até ficar homogêneo. Transfira a mistura para uma panela pequena e cozinhe por 10 minutos em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando. Coloque a mistura sobre o filé. Para servir, coloque um punhado de peixe, pimenta, abacate e sirva com uma tortilha.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Novidades

https://www.facebook.com/NutricionistaTatianaPimentel

Olá, gostaria de compartilhar com vocês minha página no face. Mais um espaço dedicado para propagar conhecimentos, informações e receitas.

Um grande abraço,
Tatiana Pimentel

sábado, 19 de maio de 2012

O Que comer antes dos 10km?


Para garantir um bom desempenho, como o atleta deve se alimentar um dia antes da prova? Quais os nutrientes mais importantes? E o que deve ser evitado?

No dia que antecede a prova, devemos elevar os estoques de glicogênio muscular, então reforce a alimentação com carboidratos, tais como massa, batata, mandioca, arroz, pão e frutas. A boa hidratação também é essencial, beba bastante água, água de coco e sucos durante o dia e antes de deitar.
Evite alimentos ricos em gordura (ex: frituras, manteiga, queijos amarelos, leite integral, tortas) alimentos açucarados, bebida alcoólica e não exagere nas hortaliças e alimentos integrais. 

Tem uma sugestão de cardápio para esse dia anterior?

         Na noite antes da corrida capriche no jantar, como por ex:
Nhoque com molho de tomate fresco e manjericão e file de frango grelhado
Pêra assada com canela e uva passa

E no dia da competição, antes da prova? O que consumir? E evitar? 7- Por que deve-se evitar o jejum?

No dia da prova, faça sua refeição com intervalo de aproximadamente 1h30 da prova e consuma novamente alimentos fonte de carboidrato: pão, torrada, biscoito, cereais matinais, frutas como maçã, pêra, pêssego, morango, damasco, sucos de frutas, mel e geléia. Evite pães açucarados, croissant, queijo amarelo e leite integral. Consuma alimentos que fazem parte do seu cotidiano, em dia de prova não experimente nenhuma novidade, assim você evitará transtornos gastroinestinais.
Para garantir uma boa hidratação comece no dia anterior da prova e beba água quando acordar e durante a corrida, principalmente se o dia estiver quente.
Nunca pratique atividade física em jejum, pois você precisa de energia para realizar a corrida, portanto uma alimentação adequada é fundamental.


Vale o mesmo para caminhantes e corredores?

Em exercícios com até 60 minutos, pode-se usar somente a água. Na corrida será disponibilizado água a cada 2 km e é importante que o atleta faça uso deste recurso, ingerindo o líquido em pequenos goles.
Se a atividade durar mais de uma hora, no caso dos caminhantes, além da água, pode-se usar os repositores hidroeletrolíticos- isotônicos que contêm eletrólitos e carboidratos ou um envelope de carboidrato em gel. A ingestão deve ser pausada. Ou se o caminhantes preferir, consuma uma fruta ou fruta seca nesse intervalo (após 60 minutos de prova) para repor a energia.  

ALIMENTAÇÃO PÓS PROVA: 10km (Mantéria AT Revista 10km)

A alimentação após a corrida deve ser priorizada, já nos primeiros minutos após a prova. Devemos ter atenção nesse momento, pois uma boa nutrição depois do exercício garante a recuperação muscular, evita lesões, cãibras e desidratação. Muitas vezes o alimento líquido é uma ótima opção para quem sente inapetência logo após o exercício aeróbio intenso, além de ser ideal para hidratação. Consuma suco de frutas, água de coco ou bebida esportiva, pois além de repor os líquidos e eletrólitos (sódio e potássio, principalmente) perdidos no suor, contém em sua composição carboidratos para repor os estoques de glicogênio muscular.
Até 1 hora após o término da corrida, priorize uma refeição equilibrada contendo alimentos ricos em carboidratos (frutas, frutas secas, torradas, pães, barrinha de cereais, granola, mel) e para reparar os danos musculares, consuma alimentos fonte de proteínas (iogurte, queijos, carne, frango, peixe, ovos). Essa combinação pode ser feita com lanches práticos como, 1 copo de suco de frutas + sanduiche de queijo branco ou 1 copo de água de coco + iogurte natural com granola ou 1 copo de vitamina, suco de soja + aveia em flocos + maça + mel.
Não se esqueça de se hidratar após a corrida e ao longo do dia, a reposição do suor perdido leva em torno de 2 a 4 horas para equilibrar os tecidos corporais. Beba em torno de 2 a 3 litros de água ao dia.
As causas da câimbra podem ser diversas, mas quando relacionamos à corrida, pode ser pela perda de líquidos e de sódio. Portanto após a corrida, para evitar esse sintoma, beba água de coco ou bebida isotônica, que são ricos em sódio. Alguns alimentos ricos em potássio, cálcio ou magnésio também podem amenizar as câimbras, como banana, iogurtes e castanhas.
O álcool favorece a desidratação, portanto de forma alguma consuma bebida alcoólica logo após a prova. Caso participe de confraternizações após a corrida, siga as recomendações de alimentação pós-treino (acima), e somente depois de se alimentar e hidratar consuma, com moderação, e alterne sempre com goles de água.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Missão Possível 4

Olá, gostaria de compratilhar mais depoimentos com vocês.
Dessa vez a equipe do Missão Possível relata alguns dos benefícios alcançados na reeducação alimentar e prática esportiva. É emocionante ver os resultados alcançados depois de 4 meses de trabalho. Por  relatos como esses, me sinto extremamente realizada e feliz com minha profissão - ter a convicção de que com a Nutrição podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Obrigada por acreditarem e confiarem no meu trabalho e na Assessoria Esportiva da Gama. O sucesso desse programa se deve também ao comprometimento da Rádio Trifm.
Um grande abraço,



(Vejam as fotos do antes e depois no blog: http://hotsites.trifm.com.br/trifm/2009/missao/blog/default.asp)
Amigos do MP4 TRI FM 2012

Está chegando o grande dia, a nossa hora, o momento de celebração e realização da nossa meta.
Ser "possivel" é uma palavra que carrega um conteúdo denso e inspirador.
Significa que o nosso sonho é algo ao nosso alcance, desde que haja disposição, disciplina e coragem.
Disposição para transformar planilhas numa real rotina de treinos;
Disciplina para enfrentar o cansaço, o peso, a quebra de velhos habitos, de sair da zona de conforto , de mudar de fato;
Coragem para superar os momentos de dor e questionamentos sobre o significado dessa transformação.
Todos nós juntos somos outras pessoas em relação aquele encontro de 21 de janeiro.
Hoje mais leves, mais saudaveis e mais preparados não só fisica, mas mentalmente, o que é um ganho poderoso.
Se faz fundamental dividir e creditar essa conquista com os professores Marcelo e Gabriel e com a Dra Tatiana,
sem os quais, grande seria a chance de termos ficado pelo caminho.
Deus os abençoe pelo grande trabalho, com profissionalismo e calor humano que nos transmitiram.
E a TRI FM, personalizada na Déborah e toda sua equipe, serei eternamente grato a todos voces.
Além disso, cada um de nós haverá de ter um familiar, um amigo, alguém que deu apoio o incentivo nos momentos dificeis.
No meu caso , além do apoio incondicional da minha esposa Marcia, seja aceitando meus horários malucos de treinos, seja preparando as refeiçoes, me permitam revelar algo muito intimo, escrito pelo meu filho de 13 anos, em janeiro de 2012 , dias após eu ter tido a honra de ser selecionado para o "Missão" .
Depois de ler a mensagem do meu filho, além de me derreter em lágrimas, me senti um gigante em motivação para mudar de vida . O resultado, graças a Deus , foram 27 quilos de perda de peso e estar apto a correr 10 Km em ótimas condiçoes fisicas e mentais. Para uma pessoa obesa e sedentária ha tão pouco tempo, me sinto feliz como um menino.

Rogério Freeman
...

Rogério,


Fico imensamente feliz por toda estra transformação, tanto em você como em cada um dos participantes deste Missão Possível.


Fico muito feliz e honrado de fazer parte desta turma, de ter compartilhado a vossa compania. De ver, sentir e poder comprovar toda esta transformação em nossas vidas.


Agradeço ao Gabriel e ao Marcelo da Gama, a Tati e a Débora da Trifm e a toda a sua equipe por todos os vossos feitos e por toda a acessoria da qual nós, os doze selecionados tivemos o privilégio de receber ao longo destes últimos 3 meses.


Hoje, 16/05 se completam exatos nove meses que o meu pai nos deixou. A saudade vai me acompanhar por toda a minha vida. Sei que seja onde estiver, ele estará olhando por mim, vibrando, sorrindo e feliz por ver que o seu filho não fugiu a luta, aceitou o desafio e o venceu.


Neste domingo, vamos coroar esta vitória pessoal, de cada um de nós.


Parabéns à todos nós da Equipe do Missão Possível 4 !!!!


Mais uma vez obrigado à todos pela oportunidade !


Vejo todos vocês no dia 20 de maio de 2012 !


Um forte abraço !


Eduardo Augusto

...



Rogério e equipe MP4, parabéns à todos.

Tivemos uma oportunidade incrível, que nos foi dada pela Tribuna, e juntamente com a equipe da Gama e a Dra. Tatiana, nos incentivou, nos orientou como obter melhor qualidade de vida, de se alimentar de forma mais saudável e praticar exercícios periodicamente e com prazer.

No meu caso, sinto mais disposição, durmo melhor, pratico a corrida com alegria, pois sempre gostei de correr, mas agora com a orientação do Gabriel e do Marcelo, aprendi a correr de forma correta e prazerosa.

No ano passado, por um problema pessoal e familiar, tentei buscar na corrida, uma forma de aliviar a angústia que estava passando, mas sem incentivo e orientação de bons profissionais, acabei desistindo logo após a prova da Tribuna e voltei a ser uma pessoa sedentária, acima do peso e principalmente desmotivada.

Então pessoal do MP4, não desistam de todas as conquistas que vocês adquiriram durante estes 04 meses. Sei que é difícil, após um longo dia de trabalho, chegar em casa, trocar de roupa e enfrentar um treino intenso, mas é uma forma de rever os amigos, descontrair e aliviar o estresse do dia a dia.

Gabriel, Marcelo, Fábio, Tati, Débora e equipe.......MUITO OBRIGADO POR TUDO.

Cássia, Lucas e Luigi..... obrigado pelos incentivos e compreensão pela minha ausência em certos momentos, mais foi importante para mim, principalmente quando treinaram comigo.

Gostaria de sugerir um encontro, após o dia 20 de maio, pois sei que, nem todos continuarão treinando juntos, e este momento, seria para comemorarmos nossa vitória e selar esta amizade conquistada em tão pouco tempo.

Abraço à todos e até domingo

Luciano Righetti Rocha