quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Feliz Ano Novo!

Feliz 2012! Adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender!

Mais um ano se inicia e os pensametos se renovam, assim como os projetos de vida: "Essse ano eu vou emagrecer", "esse ano eu vou retomar os exercícios físicos", "esse ano vou buscar novos desafios", "esse ano vou ler um bom livro", "esse ano vou me dedicar mais para minha religião", esse ano resolvo aqueles assuntos pendentes do ano passado"... enfim esses são alguns desejos que ouço muitas vezes no consultório.

Se você se identificou com o primeiro desejo: ESSE ANO VOU EMAGRECER, fique atento ao Programa Missão Possível da Rádio TriFM (105,5) que se inicia essa semana. O Programa está na sua 4a edição, e tem como objetivo promover qualidade de vida através da Reeducação Alimentar e Prática Esportiva. São 10 ouvintes selecionados que tem como meta correr os 10km daTribuna FM no dia 20 de maio deste ano.

São 4 meses de treinamento e dieta, se você se interessou, acompanhe a evolução dos novos atletas!

Um grande abraço,

Equipe
Nutricionista: Tatiana Pimentel
Assessoria Esportiva: Gama

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MATÉRIA NATAL SEM CULPA - AT REVISTA 11/12


SEM CULPA
Saiba o que fazer para aproveitar as festas de fim de ano de bem com a balança e livre de qualquer indisposição

Comida e bebida em excesso. Este parece ser o mantra de muita gente durante as festas de fim de ano. E mesmo que, desta vez, as comemorações do Natal e do Ano-Novo não se estendam por tantos dias – pois caem exatamente no fim de semana –, sempre é bom tomar cuidado para não se entregar à tentação de abusar da mesa farta, inclusive nas várias confraternizações do mês de dezembro. Já que os excessos costumam trazer efeitos indesejados para a saúde, que podem ir muito além dos famosos quilinhos a mais.
De acordo com a Nutricionista Funcional Tatiana Pimentel, uma estratégia é começar a ceia com uma salada caprichada, porque os legumes e, principalmente, as verduras têm fibras que ajudam a diminuir a fome. Também é importante fazer um prato bem colorido, afinal isso é garantia de uma refeição equilibrada, rica em nutrientes. "Optar por alimentos de tonalidades diferentes garante o consumo de vários nutrientes. Sugiro colocar no prato, por exemplo, grão-de-bico, alface, rúcula, almeirão e, se possível, algum peixe, para já ingerir uma fonte de proteína. Pode ser o bacalhau, que está presente na maioria das ceias".
Como os extremos nunca são recomendáveis, do mesmo modo que não se deve abusar do que está à mesa, a pessoa não deve se privar do prazer de usufruir dos cardápios das festas de fim de ano. A dica é comer e beber o que se tem vontade com moderação. Ou seja, você pode experimentar, sim, servindo-se de pequenas porções e prestando atenção para não ingerir muitos itens do mesmo grupo alimentar. Na prática, funciona assim: o arroz, a batata, a maionese e a farofa pertencem ao time dos crboidratos.  Portanto, fique esperto na forma como combina esses itens. Limite-se a saborear um pouco de cada uma destas opções. Por sua vez, o chester, o pernil, o peru e o bacalhau se enquadram na categoria das proteínas. Procure misturar porções pequenas de tais alimentos. No que se refere às gorduras, priorize as que são consideradas de boa qualidade. Em outras palavras: não ignore as castanhas, o azeite de oliva e o óleo de coco. Sem falar dos peixes, que são ricos em ômega 3 – nutriente que melhora a memória e auxilia contra o Alzheimer e os problemas cardiovasculares. As sobremesas merecem cuidado redobrado, pois o pior período para consumir açúcar e carboidratos em geral é após às 18 horas, quando o corpo diminui suas atividades e, consequentemente, o gasto de energia. Aí, como a queima de calorias cai durante a noite, a tendência é de que haja maior acúmulo de gordura principalmente na região do abdômen.


ADEUS, INCÔMODO!

Ao fazer escolhas saudáveis nas ceias, balanceando a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras no prato –, a pessoa ainda contribui com o processo de digestão, o que é sinônimo de uma noite de sono tranquila, sem a sensação de estufamento ou qualquer mal-estar. Pensando nisto, Tatiana Pimentel aconselha maneirar na ingestão de alimentos que não são comuns no cotidiano. "Especialmente os mais gordurosos costumam alterar o andamento da digestão". Outra atitude valiosa é evitar tomar muita água, assim como as demais bebidas, durante a refeição. Tudo porque os líquidos não só atrapalham a digestão como podem causar refluxo e gases. Também é fundamental não encarar a ceia como a única refeição do dia. A indicação dos especialistas de se alimentar a cada três, quatro horas continua nessa época, justamente para que a pessoa não se sinta indisposta pela baixa do nível de energia do organismo (glicose) e sinta vontade de comer tudo o que vê pela frente. É bom lembrar que, quando o corpo não recebe nutrientes com regularidade, tende a armazenar mais do que precisa, pois não “sabe” quando terá acesso a alimentos novamente. Com isto, há acúmulo de gordura, ganho de peso.
Para completar, no dia da ceia, consuma bastante água e frutas – estas últimas são ricas em fibras e ajudam a hidratar e desintoxicar o organismo.

No dia seguinte, tome um café da manhã equilibrado e consuma as sobras de jeito ainda mais comedido. Atenção: enquanto nas ceias é permitido misturar itens do mesmo grupo alimentar, nos dias 25 e 1o contente-se com apenas o representante mais nutritivo de cada categoria.


PLANO B
Quando o abuso é inevitável, entram em cena as medidas para contenção de danos. Logo depois da ceia, prepare um chá de hortelã ou de camomila com gotas de limão. Isso vai ajudar o processo de digestão. No dia seguinte, tome no café da manhã um copo de suco de abacaxi com hortelã e couve, que ajuda a desintoxicar o organismo. Para acompanhar, coma uma fatia de pão integral com queijo branco, geleia sem açúcar ou creme de ricota. Se preferir, substitua isto por uma salada de frutas com granola e uma colher de sopa de óleo de coco. Outra opção é um copo de iogurte desnatado com linhaça e quinoa. De almoço, faça uma salada bem colorida que inclua ervilha, grão-de-bico ou feijão fradinho. Não esqueça de consumir arroz integral, legumes refogados e um filé grelhado de frango ou de peixe – o ideal é o salmão. O menu do jantar deve ser ainda mais leve. Coma uma salada caprichada com um omelete ou um grelhado. No decorrer dos dias 25 e 1o, não deixe de se alimentar a cada três, quatro horas. Nos lanches entre as refeições principais, aproveite que as frutas secas estão disponíveis e ingira um pouco de cada uma delas, porque contêm gorduras boas e auxiliam na desintoxicação do corpo. Se acordar muito tarde, pule o lanche da manhã. Algumas horas depois do café, já almoce. Beba bastante água ao longo do dia. Se quiser, priorize a água de coco. E em caso de exagero nas bebidas alcoólicas, a boa hidratação é mais essencial do que nunca. Para reforçar a dieta de desintoxicação, tome uma xícara de chá verde com um pouco de gengibre no meio da manhã ou da tarde.

DE OLHO NA ALERGIA
O Natal e o Ano Novo podem se transformar em verdadeiras armadilhas para os alérgicos de plantão, que equivalem a 35% da população mundial. A lista
dos alimentos das ceias que mais desencadeiam crises traz a carne de porco, os vinhos branco e tinto, o suco de uva, o leite de vaca e seus derivados, a cerveja, os frutos do mar, o chocolate e as castanhas em geral, com destaque para o amendoim. E se a pessoa sabe que tem alergia a algo, deve evitar a sua ingestão – este é o tipo de coisa que não precisaria ser dita, mas sempre há quem decide brincar com a sorte em nome do clima festivo, postura também adotada por algumas pessoas que sofrem de diabetes.
"As alergias alimentares tem a enxaqueca como um dos seus sintomas. Dependendo da gravidade do quadro, há até o risco de morte", afirma o imunologista e alergologista Marcello Bossois, que faz a coordenação técnica do projeto social Brasil Sem Alergia.

PRAZO VENCIDO
As intoxicações alimentares também são tradicionais durante as festas de fim de ano. Afinal como a maior parte das guloseimas do Natal e do Ano Novo foi importada do Hemisfério Norte – onde agora está frio –, o calor típico do Brasil faz com que os produtos especialmente de origem animal estraguem com facilidade, ainda mais se não forem conservados de forma adequada.
"Quando o alimento estraga, as bactérias começam a se multiplicar e a produzir toxinas. Ao consumirmos esta comida, podem aparecer manchas que se assemelham a um quadro alérgico no corpo. Estou acostumado a ver situações assim no consultório nessa época do ano. O paciente vem achando que tem, por exemplo, alergia a carne de porco enquanto, na realidade, ingeriu pernil estragado", alerta Marcello Bossois. Em função disto, a pessoa deve analisar o produto desde a hora em que o adquire na loja.
Os alimentos de origem animal precisam apresentar comprovantes de que estão registrados no Ministério da Agricultura e na Vigilância Sanitária da cidade. Outro cuidado necessário é observar a maneira como a comida está exposta no supermercado. Em casa, depois da ceia, nada de deixar os alimentos em cima da mesa. Guarde-os devidamente refrigerados para o dia seguinte. Não esqueça de que bastam algumas horas fora da geladeira para que estraguem, principalmente se forem de origem animal. Para driblar o problema da falta de espaço de armazenamento no refrigerador, reduza a quantidade de pratos que vai servir no Natal e no Ano Novo

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Transição Nutricional

Sabemos que a mulher moderna está ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, e essa mesma mulher é mãe, dona de casa, praticante de atividade física e mais um pouco. Essa mudança, sem dúvida alterou o padrão de alimentação caseira e da família. A indústria percebeu rapidamente esse novo estilo de vida e disponibilizou uma enorme variedade de produtos de rápido preparo e consumo.

A globalização trouxe a facilidade de acesso a produtos industrializados, e a cada dia vemos nas prateleiras dos supermercados, um novo produto com um menor tempo de preparo, ou o suco em pó que é super prático, somente diluir com água e está pronto. Imaginem o grande período de prateleira que esse produto já enfrentou e o prazo de validade ainda chega a quase dois anos (em alguns casos), a quantidade excessiva de conservantes, aditivos, corantes, realçadores de sabor, o que estamos oferecendo para nossas crianças?

Essa pergunta deveria ser feita toda vez que uma mãe oferece uma bolacha recheada, refrigerante, salgadinho de pacote, lasanha pronta, suco em pó, entre outros para seu filho.

Não é a toa que nosso índices de obesidade estão alcançando os dos Estados Unidos. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), nossas crianças estão apresentando doenças que antigamente só apareciam em pessoas mais velhas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

A transição nutricional trouxe uma inversão no comportamento alimentar da nossa população e fez com que o Brasil passasse de um quadro de desnutrição para um de obesidade.

Resolvi escrever esse post a pedidos da minha paciente Anna, que lamentou ao me contar, quando viu uma mãe oferecendo refrigerante na mamadeira para o filho de apenas dois anos de idade. Não tenho dúvida que essa mãe não tem noção do prejuízo que pode causar para seu filho, precisamos criar a consciência na população sobre uma alimentação ideal e equilibrada para crianças pré escolares.



Portanto, seguem abaixo algumas dicas:

- Comer a cada 3 horas;
- Ofertar de 3 a 4 frutas ao dia, mandar como opção para o lanche da escola ou suco de frutas como substituto;
- Ofertar verduras e legumes no almoço e jantar. Caso a criança não tenha grandes preferências, experimentar: suflê de cenoura, chuchu, brócolis, arroz com brócolis ou cenoura, feijão com beterraba, sopa de legumes, massa feita com biomassa de banana verde...
- Evitar o consumo exagerado de açúcares.
- Evitar frituras e refrigerantes,
- Evitar adoçante e embutidos.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

BANANA VERDE

A BANANA VERDE é considerada um alimento funcional, pois apresenta alta concentração de amido resistente que auxilia o trânsito intestinal adequado, atuando no tratamento de diarréia e constipação (intestino preso). O amido resistente reduz o colesterol sanguíneo, previne câncer de intestino e doenças cardiovasculares.
A banana é rica em Vitamina B3, C, A, ácido fólico, magnésio, cloro, fósforo, potássio e enxofre.

Lâmina da Saúde do Inestino

Então vamos aprender como é fácil fazer a biomassa de banana verde!


GELINHO DE BANANA VERDE
Separe com faca ou tesoura as bananas verdes não climatizadas do cacho com o cuidado de manter os talinhos na banana, lave-as bem. Coloque água em uma panela de pressão e quando abrir fervura adicione as bananas verdes com casca, feche a panela e deixe adquirir pressão.
Após o barulho típico da pressão, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Desligue o fogo, não abra a panela, deixe perder a pressão naturalmente.
Destampe-a e descasque as bananas. Em seguida centrifugue ou bata no liquidificador até transformar em uma pasta quente. Distribua a pasta em forminhas de gelo e congele. Retire um “cubinho” de gelinho de banana verde toda noite, para o dia seguinte, pois precisa estar amolecida para evitar danos ao seu liquidificador.
Bata muito bem no liquidificador com o suco da sua preferência.

Fonte: Livro Escolhas e Impactos – Gastronomia Funcional
Dra. Gisele Savioli e Chef Renato Caleffi, 2011.

 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Verão vem aí, você está preparado? Ainda dá tempo, “CORRA”...


Convidei o educador físico Gonzalo Alday para escrever um texto e enriquecer nosso conhecimento sobre a prática esportiva. Aproveite, ainda dá tempo! Um grande abraço, Tatiana.

A estação mais quente do ano está chegando, e nada melhor do que dar o pontapé inicial agora na primavera. Preparar o corpo para o verão, meses em que deixaremos o nosso corpo bem à mostra, é a ordem para os que buscam uma melhor qualidade de vida, emagrecimento e como a maioria das pessoas, a estética. Como todo bom Santista, você também deve ser vaidoso e não vai querer ficar de fora dessa.
Alguns cuidados com essa preparação são fundamentais para o sucesso lá na frente, a seguir sugiro algumas dicas essenciais para chegar lá, firme e forte.

         Temperatura ambiente e hidratação corporal:  
A primavera sem dúvida é uma estação muito agradável para iniciar treinamentos, pois o sol vem à tona com mais frequência e dá aquela animada quando se olha pela janela, e as temperaturas são mais amenas, dando maior conforto ao praticante de atividade física, principalmente em esportes outdoor (corridas na praia, caminhadas no calçadão, frescoball, tamboréu, beach tênis, futebol de praia, vôlei, futvôlei, surf, stand-up, entre outros praticados na nossa orla). Porém mesmo com a temperatura ambiente mais agradável, existe uma perda líquida de substâncias como sais minerais, eletrólitos dentre outros, através da transpiração natural durante a prática da atividade física. Uma boa hidratação antes, durante e depois são fundamentais para um melhor desempenho e rendimento do nosso organismo frente à atividade física imposta.
*Ver receitas de sucos sugeridos pela Drª Tatiana Pimentel.
         Sem pressa, dá tempo !!!
Não tenha pressa para alcançar o objetivo em duas ou três semanas, afinal de contas faltam alguns meses para o alto verão, Janeiro (mês de férias) e Fevereiro (carnaval).
Não queira recuperar o tempo perdido no inverno ou naquela viagem para Campos do Jordão ou Serra Negra (reduto santista nas férias de Julho) com sessões mais intensas de treinamento, tudo tem seu tempo dentro de uma programação bem feita e organizada, existem períodos de estímulos fortes e períodos de descanso também, que são extremamente fundamentais para o sucesso do treinamento (são 3 os fatores de sucesso para o treinamento: 1) Treinamento propriamente dito, 2) Descanso adequado e 3) Alimentação, na hora e quantidades corretas.


Proponha objetivos para médio prazo. Seja disciplinado no que faz.
 Consulte um profissional...
Esqueça a idéia que a praia é uma academia ao ar livre, a não ser que você queira encarar a atividade física apenas como lazer e não estiver preocupado com resultados. Caso contrário procure auxílio de um educador físico para prescrição dos treinamentos, de uma nutricionista para uma elaboração de um bom cardápio com a dieta adequada para melhor rendimento e resultados e passe por uma avaliação médica para ter a certeza que se pode iniciar a busca do objetivo sem nenhuma surpresa desagradável.
Gonzalo Alday – Educador Físico e Fisioterapeuta do Esporte – http://www.gonsaalday.com.br/

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

HIDRATAÇÃO PARA CORREDORES

É aconselhável a ingestão de 2,5L de água por dia para qualquer pessoa. Isso não é segredo para ninguém, e para quem faz atividade física, num dia de calor, essa necessidade deve ser aumentada? Sim, devemos ter uma atenção maior de acordo com o peso e tipo físico da pessoa e principalmente treinamento. Além da água, a hidratação pode ser feita com a ingestão de bebidas isotônicas (também chamadas de bebidas esportivas), sucos de frutas e água de coco.
                O ideal é começar a atividade física bem hidratado, pelo menos 1 hora antes do treino beba 500 ml de água e durante o treino continue bebendo água, cerca de 200 ml a cada 20 minutos de corrida.
                As bebidas isotônicas têm função de repor os sais minerais perdidos no suor, e podem ser consumidas por praticantes de atividade física submetidos ao esforço físico pós 90 minutos de atividade. São bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos de rápida absorção que, além de recuperar os líquidos e eletrólitos perdidos, fornecem energia para os músculos.  A água de coco é considerada um isotônico natural, por ser rica em potássio e sódio. 
A correta hidratação e reposição de eletrólitos podem evitar câimbra, desidratação e mal-estar durante e após o exercício. Alguns alimentos, como banana, castanhas, brócolis, suco de laranja, aveia, peixes fontes de Omega 3 (salmão, sardinha, atum, cavalinha), ameixa, quinoa, linhaça, entre outros devem fazer parte da alimentação dos corredores.
                Depois da corrida a hidratação recebe também atenção especial, nesse caso, opte por sucos de frutas (ver receita abaixo), picolé de frutas, água de coco, além da água, aproximadamente 1 litro.

Hidratação para Corredores:
Corridas até 60 minutos
Esse treino não provoca perdas drásticas de carboidratos, a maior preocupação nesse caso é com a hidratação constante. Para a maioria dos corredores, a água é suficiente, pois consegue repor a quantidade perdida no suor.
Corridas entre 1 e 2 horas
Nesses treinos, as perdas de outros nutrientes começam a acontecer. Escolha as bebidas isotônicas e alterne com goles de água.
Suco Hidratante Pós Corrida:
Hortelã – 1 folha
Melancia – 1 fatia
Abacaxi – 3 fatias
Água de coco – 200ml
Bata tudo no liquidificador, coar e servir gelado.