quarta-feira, 25 de julho de 2012

Matéria Jornal A Tribuna 20/07/12


Tatiana Pimentel em reportagem para o Jornal A Tribuna:
Menos remédios, mais cores no prato!
É possível, mediante acompanhamento médico, tratar ou até evitar algumas doenças caprichando na escolha de algumas refeições.

TATIANE CALIXTO
DA REDAÇÃO
Imagine a receita médica substituída por uma lista de compras de supermercado. Ou no lugar de doses de medicamentos, ... pense em um prato colorido e saboroso. Sim, é possível prevenir e combater doenças comendo bem. É claro que é preciso um conjunto que garanta uma alimentação balanceada; um único alimento não pode fazer milagres. Afinal, a sabedoria popular já diz que uma andorinha só não faz verão.
Mas com um cardápio variado e um trunfo na manga, ou melhor, no prato, é possível controlar o colesterol, a diabetes, evitar doenças cardiovasculares e até reduzir os sintomas da Tensão Pré Menstrual (TPM).
“Existem, sim, alimentos que podem ser consumidos diariamente e conseguem prevenir ou auxiliar no tratamento de algumas doenças”, explica a nutricionista funcional Tatiana Pimentel. Porém, ela reforça que aumentar a ingestão geral de frutas e legumes é importante para garantir a eficácia do “tratamento”.
A castanha-do-Pará, rica em vitamina E, zinco, magnésio e componentes que atuam como antioxidantes, é perfeita para prevenir doenças cardiovasculares. “Duas castanhas por dia é a quantidade ideal”, orienta a nutricionista. A uva roxa, por conta de um componente chamado de revesratrol, também auxilia na prevenção destas enfermidades. Para reforçar o sistema imunológico, prevenir o câncer e regular o intestino, a receita, segundo Tatiana, é triturar a linhaça. O pozinho pode ser adicionado ao leite, iogurte ou à comida. “A linhaça é uma excelente fonte de fibra e ômega 3”. Um dente de alho cru, dizem os mais supersticiosos, espanta vampiros. Na prática, ele pode ser colocado no azeite ou feito em forma de patê e ajuda a diminuir a pressão arterial e a glicemia, além de ter ação antibiótica. Por falar em azeite, Tatiana lembra que as promessas deste óleo fazer bem à saúde só são concretizadas quando o azeite é extra-virgem e ingerido a frio. “Se for para aquecer ou fritar, o indicado é o óleo de canola”, diz Tatiana.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Depoimentos de Vida



Gostaria de compratilhar alguns depoimentos de pacientes que alcançaram o sucesso na reeducação alimentar. Venha fazer parte desse time de vitoriosos na busca pela qualidade de vida e vitalidade! Obrigada a todos pelo carinho e por acreditar na Nutrição.
Um grande abraço cheio de saúde,


Visitem meu site: http://www.nutricionistatatianapimentel.com/depoimentos.htm

...

PC+D+D+ AF = S

O que é isso? Será que criaram uma nova fórmula para emagrecer? Em agosto de 2011 após várias tentativas (até shake) e nada do ponteiro da balança baixar, resolvi procurar uma nutricionista para ver o que eu estava fazendo de errado na minha alimentação. No dia da consulta nos reconhecemos: a nutricionista em questão era uma querida ex-aluna. Suco verde, farofa rica, comer a cada três horas, carboidrato só até 18:00 horas... Será que funciona? Na consulta seguinte, em outubro, mesmo percebendo as roupas largas, a surpresa foi grande : SEIS quilos a menos. Em novembro OITO e assim sucessivamente até chegar a ONZE quilos a menos em abril deste ano. Com a perda aumentaram a disposição e a auto-estima e as roupas,então, foram ficando cada vez mais largas (que delícia !!!). Hoje aprendi a comer. Abusos às vezes acontecem mas não podem virar regra geral. Estou muito contente com os resultados. Ah, e aquela  fórmula original?  Aí vai minha dica: PC (Profissional Competente) + D (Determinação)+ D (Disciplina) + AF (Atividade Física) =SUCESSO!
Obrigada, Tati e não pense que vai se livrar de mim. Vamos nos ver sempre para um acompanhamento contínuo...


Carmen M. Altman

....

Uma amiga me disse certa vez que se percebemos o momento em que um ciclo está sendo encerrado em nossa vida, somos capazes de aceitar as mudanças e seguir em frente sem ressentimentos ou sofrimento. Assim, encarei o novo ciclo que  se iniciava para mim. Eu estava insatisfeita com o meu peso e aparência e queria uma mudança.

Percebi que eu precisava aprender a me alimentar e a controlar o que coloco para dentro de mim seja em alimentos ou emoções. Com ajuda de uma nutricionista, A Dra. Tatiana Pimentel, estou curtindo muito este momento, pois estou comprando alimentos só para mim, fazendo as minhas escolhas, preparando as minhas refeições. Acredito que cuidei do intelecto, do espírito, dos filhos,da aparência e AGORA chegou a vez de fazer  magia e transformar alimentos em fonte de energia. Sentir-me  bem comigo mesma. E, então, iniciar um novo ciclo ou etapa.
O emagrecimento foi apenas um efeito colateral agradável (rs...) porque o mais importante foi a melhora na qualidade de vida e saúde. Eu sentia-me sempre muito cansada e desanimada. Após começar o tratamento, senti mais disposição, a rinite alérgica diminui muito, as dores de cabeça, que me acompanhavam diariamente, sumiram, a acne e a azia desapareceram por completo.

Hoje sou uma pessoa melhor e mais consciente do meu corpo e da importância dos alimentos. Aprendi que posso freqüentar meus eventos sociais, tomar meu cappuccino com as amigas e, até mesmo, comer um doce. Tudo tem seu momento e uma compensação. É uma questão de saber lidar com a alquimia dos alimentos. Obrigada pela mudança na minha vida, Dra Tatiana! Estou adorando  os elogios, os olhares de inveja, a disposição e a roupa sobrando!


Anna Maria Santos da Silva

...

...

A maioria das pessoas que postaram seus depoimentos aqui tem histórico de obesidade e em razão disso vivíamos tristes, cansados, desanimados, estressados e porque não falar que as vezes eu me sentia mesmo derrotado, mas hoje vamos falar o oposto vamos advogar a causa perdida, coisa fora de moda, tese esquisita a tese de nem toda derrota é perdida. Para quem uma dia já teve o corpo sarado e cheio de vigor e de repente se ver com 130Kg, confesso que foi demais para mim.

Os revezes na vida são terrivelmente amargos, mas nunca estéreis e foi dando um basta nas derrotas que resolvi procurar ajuda. Sabia que somente com exercícios é que eu teria a solução definitiva então iniciei com um professor de educação física para saber quais exercícios eu poderia e deveria estar fazendo e este imediatamente me aconselhou a procurar um nutricionista como complemento aos exercícios. Para a minha surpresa me mandaram falar com a Dra. Tatiana.

Eu escrevi surpresa porque hoje em dia está cada vez mais difícil de encontrar profissionais que possuem as qualidades que ela tem. Alegria em nos atender, paciência, compreensão acima da media com problema alheio e principalmente porque a Dra. Tatiana tem o real interesse de que você irá conseguir vencer a dura batalha contra a obesidade.  Para fazer exercícios eu preciso de energia e para ter energia eu preciso comer, mas se comer demais eu não emagreço, então como fechamos essa conta sem a ajuda de uma nutricionista??
Iniciei a minha jornada com a Dra Tatiana com 130Kg e hoje eu estou com 98Kg portanto foram 32Kg embora do meu corpo que sem a ajuda da Dra. Tatiana a coisa ficaria mesmo muito difícil e até arrisco a dizer que não conseguiria.
Muito obrigado Dra. Tatiana por me ajudar a emagrecer e permanecer magro, muito obrigado por  nunca me deixar perder de vista o quadro grande recheado de conquistas pessoais que eu jamais imaginaria que poderia conseguir, obrigado por não me deixar prender no imediato porque essas conquistas levam tempo e antes de eu chorar antes de me lamentar por estar difícil a jornada você sempre me deu coragem para continuar e acreditar que a ultima pagina ainda não está selada.Renato Sabino





Busquei recentemente apoio nutricional com a Dra. Tatiana Pimentel com a pretensão de emagrecer. Mal sabia eu dos benefícios que iria alcançar pouco tempo depois.

Inicialmente estava com taxas sangüíneas completamente fora da normalidade devido aos excessos e falta de atividade física. Ao entrar para o programa de reeducação alimentar, aliada a corridas de 3 a 4 vezes por semana passei a me sentir bem melhor no dia a dia, comprovado pelos resultados de novos exames. As taxas de gordura diminuíram significativamente proporcionando, com aumento de massa muscular, melhor qualidade do sono e disposição para as tarefas diárias.

Com todos esses resultados, consegui convencer minha esposa e filho mais novo a buscarem no Consultório da Dra. Tatiana a aplicação de disciplinas alimentares, cujo método consiste em deixar o paciente satisfeito com variadas sugestões de cardápios e inúmeras alternativas para completar nossas necessidades diárias com um paladar delicioso.

Recomendo a todos.


Tárcio Coutinho

terça-feira, 17 de julho de 2012

Consultório de Nutrição Clínica e Esportiva



Melhore sua relação com os alimentos, dê mais sabor à sua vida. O atendimento nutricional consiste em um tratamento individualizado, visando melhora no hábito alimentar e promoção de saúde de acordo com o objetivo do cliente: perda de peso, ganho de massa muscular, estética, prevenção e auxílio no tratamento de doenças, gestação ou simplesmente reeducar a alimentação.

De acordo com sua rotina e horários, procuro fazer modificações compatíveis à sua realidade e preferências alimentares. As mudanças na alimentação são gradativas, pretendo educá-lo(a) e motivá-lo(a) a cada consulta, para que você alcance o sucesso da reeducação alimentar.

Busque equilíbrio no seu organismo, alcance sua Vitalidade Positiva!



Consultórios
Agonn Academia tel.: 13 3284.1270 / 98119.1319
Rua Jorge Tibiriçá, 9 - Gonzaga - Santos/SP



Um abraço,
Tatiana Pimentel
Nutricionista Funcional

terça-feira, 10 de julho de 2012

Dia Nacional da Pizza

Hoje é o Dia Nacional da Pizza, comemore com moderação!






A nutricionista Tatiana Pimentel esteve hoje ao vivo no JT1 com dicas de como deixar sua pizza mais saudável, veja o link e saiba mais dicas:

- Prefira massa de pizza integral ou massa com biomassa de banana verde, considerada um alimento funcional rica em vitamina C, D e E, B1 e B2, além de potássio, fósforo, cálcio, magnésio e triptofano, auxilia no bom funcionamento do intestino e essa opção de massa não altera o sabor da pizza, portanto é muito mais nutritiva;

- Prefira massa fina e sem borda;

- Prefira pizzas com brócolis, rúcula, escarola, abobrinha, cebola, alho poró;

- Cuidado com os recheios mais calóricos, como: provolone, catupiry, gorgonzola, parmesão, calabresa, bacon, pois são ricos em colesterol e gordura saturada, causando doenças cardiovasculares;

- Cuidado com a quantidade de azeite para quem está de dieta, 1 c. chá aumenta 21kcal no valor calórico da sua fatia;

- Dispense as pizzas doces, pois são muito calóricas e podem prejudicar o seu programa de emagrecimento. Se não resistir, limite-se a uma fatia de pizza de banana com canela, que é a opção mais saudável.
http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/jornal-tribuna-1edicao/videos/t/edicoes/v/dia-da-pizza-e-comemorado-com-evento-na-praia-de-santos/2034175/

quarta-feira, 4 de julho de 2012

FÉRIAS

Julho é mês de férias, e se você já se programou e vai viajar, saiba 10 dicas de alimentação:



  1. Sempre acrescente uma porção de fruta no café da manha, ex.: suco de frutas ou maçã, banana, morango ou salada de frutas;
  2. Não se esqueça das fibras, acrescente granola no iogurte ou na salada de frutas e prefira os pães integrais. Não se esqueça de beber água para auxiliar no equilíbrio do trânsito intestinal, já que a maioria das pessoas relata sentir o intestino mais preguiçoso nas viagens. Portanto fibras + água= intestino regulado;
  3. Prefira salada com molho à parte;
  4. Recuse os pães gordurosos, contendo gordura saturada e gordura trans, e peça pão integral;
  5. Acrescente uvas, tangerinas e outras frutas frescas a sua salada. Evite bacon e queijo ralado;
  6. Como acompanhamento das grandes refeições (almoço e jantar), opte por hortaliças cozidas no vapor ou salada;
  7. Não fique mais do que 3hs sem se alimentar, leve frutas secas, castanhas ou barrinha de cereais na bolsa;
  8. Aproveite a viagem para caminhar e se exercitar;
  9. Faça suas refeições de maneira consciente e aproveite para experimentar alimentos típicos do lugar;
  10.  Aproveite suas férias!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Festa Junina

No mês de junho podemos aproveitar as típicas festas juninas, eu particularmente adoro, e lembro muito das festas juninas do colégio Stella Maris, onde dançava sempre as quadrilhas. Mas as festas juninas também são cheias de barraquinhas de quitutes e guloseimas! Com tantos “comes e bebes” o que fazer com a dieta?
A recomendação para você não exagerar na hora da festa é se alimentar bem durante o dia e fazer pequenos lanches entre as principais refeições. Assim, você não chega com tanta fome e ansiedade na quermesse e pode comer aquilo que realmente gosta, sem matar a fome com alimentos muito calóricos, evitando uma compulsão alimentar.
Prefira opções saudáveis, leves e saborosas. O milho, é um alimento comum dessa época e uma excelente fonte de energia, vitamina A e, principalmente, de fibra, que auxilia no bom funcionamento do intestino. Porém consuma o milho sem manteiga, assim você já economiza algumas calorias. Outra opção é o mexicano, sanduíche de pão francês com carne moída, balanceado nutricionalmente, pois é fonte de energia, proteína, cálcio, ferro, potássio, vit. B1, Vit. B3, entre outras.
Espetinhos de carne também são encontrados nas barraquinhas, mas se você já comeu muita fonte de energia, não acrescente a farinha de acompanhamento.
Não se esqueça que a festa junina também é uma oportunidade de encontrar os amigos e participe das brincadeiras típicas como, dançar quadrilha, pescaria, correio elegante, entre outras. Portanto, é importante não ir à festa apenas pensando nos pratos que serão oferecidos, pratique atividade física e gaste as colorias consumidas.  

VALOR CALÓRICO DE ALGUMAS COMIDAS TÍPICAS:

Curau: 1 pote de sobremesa raso (150g) tem 208 kcal
Pé de moleque
- 1 unidade pequena (12,5g) tem 60 kcal
Batata doce:
repleta de fibras. Quando consumida com a casca (assada inteira, ou cortada em formato de fritas), apresenta cerca de 100 calorias em 1 unidade.
Pipoca:
Uma xícara de pipoca pronta, sem gordura, tem em média 100 calorias com 1g de gorduras. Já com uma colher (sobremesa) de manteiga isto já passa para 167 calorias com 9g de gorduras.
Pinhão:
1 porção de 5 unidades tem 100 kcal
Arroz doce:
1 pote de sobremesa raso de 150g tem 250 kcal
Bolo de fubá:
1 pedaço médio de 70g tem 215 kcal
Cuscuz:
1 pedaço médio (135g) tem 260 Kcal
Cachorro quente simples
pequeno (pão e a salsicha): tem 260 kcal
Cachorro quente completo
(com molho, milho, ervilha, maionese, ketchup, mostarda, queijo ralado e batata palha) tem 575 kcal
Tapioca
1 tapioca de aproximadamente 80 g (do tamanho de uma frigideira pequena) com 50 g de queijo tem 467 kcal
Tapioca doce;
Com aproximadamente 80 g e com 1 colher de sopa média de doce de leite (25 g) tem 372 kcal
Milho:
1 espiga média de milho cozido (100g) tem 110 kcal
Milho com maionese:
Com 1 colher (sopa) de maionese tradicional de 15g tem 220 kcal
Milho com manteiga: Com 1 colher (sopa) de manteiga de 15g tem 225 kcal

Fonte: http://msn.minhavida.com.br

Boas Festas!

terça-feira, 12 de junho de 2012

ALIMENTOS AFRODISÍACOS

Feliz dia dos Namorados!

Hoje, nada melhor do que saber quais alimentos são afrodisíacos. Alguns nutrientes são fundamentais para produção de testosterona, combustível sexual do cérebro, desencadeando sensações de prazer.

O Zinco tem
a capacidade de bloquear a ação de uma enzima que transforma a testosterona em estrogênio. A sua carência pode afetar o desejo sexual e, no caso dos homens, interfere na produção de espermatozóides. As suas principais fontes são: frutos do mar- ostras, carne vermelha, peixes, aves, leite e derivados, mariscos, cereais, nozes e feijão.

Alimentos Afrodisíacos:

Frutos do mar
Amêndoas
Ovo de codorna
Tomate
Aspargos
Chocolate meio amargo
Mel
Pimenta caiena e malagueta
Romã
Melancia
Semente de abóbora
Geléia real
Mirtilo
Alimentos fontes de Omega-3: salmão, sardinha, cavalinha, arenque


RECEITA AFORDISÍACA DE HOJE: TILÁPIA A MEXICANA (
Fonte: http://mariacarambola.wordpress.com/2012/05/23/receita-afrodisiaca/)
Ingredientes
• 1 kg filé de tilápia
• 2 colheres (sopa) de azeite
• 2 pimentas sem sementes e cortadas em fatias médias
• 1/2 xícara de sementes de abóbora torradas
• 1/2 cebola média
• 1/2 xícara de folhas frescas de coentro (reserve alguns para enfeitar)
• 1/4 colher (chá) de orégano
• 1/4 colher (chá) de sal
• 1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino
• 1 abacate descascado e cortado em cubos
Modo de preparo
Polvilhe uma pitada de sal e pimenta no filé de tilápia. Coloque o azeite em frigideira antiaderente e frite o peixe em fogo médio — cerca de 1 minuto de cada lado. Retire o filé do fogo e reserve. Refogue levemente a pimenta na frigideira e combine com o peixe. No liquidificador, misture o restante dos ingredientes e bata tudo até ficar homogêneo. Transfira a mistura para uma panela pequena e cozinhe por 10 minutos em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando. Coloque a mistura sobre o filé. Para servir, coloque um punhado de peixe, pimenta, abacate e sirva com uma tortilha.