terça-feira, 22 de novembro de 2011

Transição Nutricional

Sabemos que a mulher moderna está ocupando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, e essa mesma mulher é mãe, dona de casa, praticante de atividade física e mais um pouco. Essa mudança, sem dúvida alterou o padrão de alimentação caseira e da família. A indústria percebeu rapidamente esse novo estilo de vida e disponibilizou uma enorme variedade de produtos de rápido preparo e consumo.

A globalização trouxe a facilidade de acesso a produtos industrializados, e a cada dia vemos nas prateleiras dos supermercados, um novo produto com um menor tempo de preparo, ou o suco em pó que é super prático, somente diluir com água e está pronto. Imaginem o grande período de prateleira que esse produto já enfrentou e o prazo de validade ainda chega a quase dois anos (em alguns casos), a quantidade excessiva de conservantes, aditivos, corantes, realçadores de sabor, o que estamos oferecendo para nossas crianças?

Essa pergunta deveria ser feita toda vez que uma mãe oferece uma bolacha recheada, refrigerante, salgadinho de pacote, lasanha pronta, suco em pó, entre outros para seu filho.

Não é a toa que nosso índices de obesidade estão alcançando os dos Estados Unidos. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), nossas crianças estão apresentando doenças que antigamente só apareciam em pessoas mais velhas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

A transição nutricional trouxe uma inversão no comportamento alimentar da nossa população e fez com que o Brasil passasse de um quadro de desnutrição para um de obesidade.

Resolvi escrever esse post a pedidos da minha paciente Anna, que lamentou ao me contar, quando viu uma mãe oferecendo refrigerante na mamadeira para o filho de apenas dois anos de idade. Não tenho dúvida que essa mãe não tem noção do prejuízo que pode causar para seu filho, precisamos criar a consciência na população sobre uma alimentação ideal e equilibrada para crianças pré escolares.



Portanto, seguem abaixo algumas dicas:

- Comer a cada 3 horas;
- Ofertar de 3 a 4 frutas ao dia, mandar como opção para o lanche da escola ou suco de frutas como substituto;
- Ofertar verduras e legumes no almoço e jantar. Caso a criança não tenha grandes preferências, experimentar: suflê de cenoura, chuchu, brócolis, arroz com brócolis ou cenoura, feijão com beterraba, sopa de legumes, massa feita com biomassa de banana verde...
- Evitar o consumo exagerado de açúcares.
- Evitar frituras e refrigerantes,
- Evitar adoçante e embutidos.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

BANANA VERDE

A BANANA VERDE é considerada um alimento funcional, pois apresenta alta concentração de amido resistente que auxilia o trânsito intestinal adequado, atuando no tratamento de diarréia e constipação (intestino preso). O amido resistente reduz o colesterol sanguíneo, previne câncer de intestino e doenças cardiovasculares.
A banana é rica em Vitamina B3, C, A, ácido fólico, magnésio, cloro, fósforo, potássio e enxofre.

Lâmina da Saúde do Inestino

Então vamos aprender como é fácil fazer a biomassa de banana verde!


GELINHO DE BANANA VERDE
Separe com faca ou tesoura as bananas verdes não climatizadas do cacho com o cuidado de manter os talinhos na banana, lave-as bem. Coloque água em uma panela de pressão e quando abrir fervura adicione as bananas verdes com casca, feche a panela e deixe adquirir pressão.
Após o barulho típico da pressão, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Desligue o fogo, não abra a panela, deixe perder a pressão naturalmente.
Destampe-a e descasque as bananas. Em seguida centrifugue ou bata no liquidificador até transformar em uma pasta quente. Distribua a pasta em forminhas de gelo e congele. Retire um “cubinho” de gelinho de banana verde toda noite, para o dia seguinte, pois precisa estar amolecida para evitar danos ao seu liquidificador.
Bata muito bem no liquidificador com o suco da sua preferência.

Fonte: Livro Escolhas e Impactos – Gastronomia Funcional
Dra. Gisele Savioli e Chef Renato Caleffi, 2011.

 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Verão vem aí, você está preparado? Ainda dá tempo, “CORRA”...


Convidei o educador físico Gonzalo Alday para escrever um texto e enriquecer nosso conhecimento sobre a prática esportiva. Aproveite, ainda dá tempo! Um grande abraço, Tatiana.

A estação mais quente do ano está chegando, e nada melhor do que dar o pontapé inicial agora na primavera. Preparar o corpo para o verão, meses em que deixaremos o nosso corpo bem à mostra, é a ordem para os que buscam uma melhor qualidade de vida, emagrecimento e como a maioria das pessoas, a estética. Como todo bom Santista, você também deve ser vaidoso e não vai querer ficar de fora dessa.
Alguns cuidados com essa preparação são fundamentais para o sucesso lá na frente, a seguir sugiro algumas dicas essenciais para chegar lá, firme e forte.

         Temperatura ambiente e hidratação corporal:  
A primavera sem dúvida é uma estação muito agradável para iniciar treinamentos, pois o sol vem à tona com mais frequência e dá aquela animada quando se olha pela janela, e as temperaturas são mais amenas, dando maior conforto ao praticante de atividade física, principalmente em esportes outdoor (corridas na praia, caminhadas no calçadão, frescoball, tamboréu, beach tênis, futebol de praia, vôlei, futvôlei, surf, stand-up, entre outros praticados na nossa orla). Porém mesmo com a temperatura ambiente mais agradável, existe uma perda líquida de substâncias como sais minerais, eletrólitos dentre outros, através da transpiração natural durante a prática da atividade física. Uma boa hidratação antes, durante e depois são fundamentais para um melhor desempenho e rendimento do nosso organismo frente à atividade física imposta.
*Ver receitas de sucos sugeridos pela Drª Tatiana Pimentel.
         Sem pressa, dá tempo !!!
Não tenha pressa para alcançar o objetivo em duas ou três semanas, afinal de contas faltam alguns meses para o alto verão, Janeiro (mês de férias) e Fevereiro (carnaval).
Não queira recuperar o tempo perdido no inverno ou naquela viagem para Campos do Jordão ou Serra Negra (reduto santista nas férias de Julho) com sessões mais intensas de treinamento, tudo tem seu tempo dentro de uma programação bem feita e organizada, existem períodos de estímulos fortes e períodos de descanso também, que são extremamente fundamentais para o sucesso do treinamento (são 3 os fatores de sucesso para o treinamento: 1) Treinamento propriamente dito, 2) Descanso adequado e 3) Alimentação, na hora e quantidades corretas.


Proponha objetivos para médio prazo. Seja disciplinado no que faz.
 Consulte um profissional...
Esqueça a idéia que a praia é uma academia ao ar livre, a não ser que você queira encarar a atividade física apenas como lazer e não estiver preocupado com resultados. Caso contrário procure auxílio de um educador físico para prescrição dos treinamentos, de uma nutricionista para uma elaboração de um bom cardápio com a dieta adequada para melhor rendimento e resultados e passe por uma avaliação médica para ter a certeza que se pode iniciar a busca do objetivo sem nenhuma surpresa desagradável.
Gonzalo Alday – Educador Físico e Fisioterapeuta do Esporte – http://www.gonsaalday.com.br/

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

HIDRATAÇÃO PARA CORREDORES

É aconselhável a ingestão de 2,5L de água por dia para qualquer pessoa. Isso não é segredo para ninguém, e para quem faz atividade física, num dia de calor, essa necessidade deve ser aumentada? Sim, devemos ter uma atenção maior de acordo com o peso e tipo físico da pessoa e principalmente treinamento. Além da água, a hidratação pode ser feita com a ingestão de bebidas isotônicas (também chamadas de bebidas esportivas), sucos de frutas e água de coco.
                O ideal é começar a atividade física bem hidratado, pelo menos 1 hora antes do treino beba 500 ml de água e durante o treino continue bebendo água, cerca de 200 ml a cada 20 minutos de corrida.
                As bebidas isotônicas têm função de repor os sais minerais perdidos no suor, e podem ser consumidas por praticantes de atividade física submetidos ao esforço físico pós 90 minutos de atividade. São bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos de rápida absorção que, além de recuperar os líquidos e eletrólitos perdidos, fornecem energia para os músculos.  A água de coco é considerada um isotônico natural, por ser rica em potássio e sódio. 
A correta hidratação e reposição de eletrólitos podem evitar câimbra, desidratação e mal-estar durante e após o exercício. Alguns alimentos, como banana, castanhas, brócolis, suco de laranja, aveia, peixes fontes de Omega 3 (salmão, sardinha, atum, cavalinha), ameixa, quinoa, linhaça, entre outros devem fazer parte da alimentação dos corredores.
                Depois da corrida a hidratação recebe também atenção especial, nesse caso, opte por sucos de frutas (ver receita abaixo), picolé de frutas, água de coco, além da água, aproximadamente 1 litro.

Hidratação para Corredores:
Corridas até 60 minutos
Esse treino não provoca perdas drásticas de carboidratos, a maior preocupação nesse caso é com a hidratação constante. Para a maioria dos corredores, a água é suficiente, pois consegue repor a quantidade perdida no suor.
Corridas entre 1 e 2 horas
Nesses treinos, as perdas de outros nutrientes começam a acontecer. Escolha as bebidas isotônicas e alterne com goles de água.
Suco Hidratante Pós Corrida:
Hortelã – 1 folha
Melancia – 1 fatia
Abacaxi – 3 fatias
Água de coco – 200ml
Bata tudo no liquidificador, coar e servir gelado.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Gestação

A Nutrição na gestação deve ser priorizada através de nutrientes básicos que irão garantir a saúde materna e o adequado crescimento e desenvolvimento do feto. O cardápio deve ser equilibrado, variado, colorido  e moderado, a fim de evitar carências nutricionais e promover um ganho de peso saudável de acordo com o Estado Nutricional da gestante.
É importante manter as taxas de ácido clorídrico normais no estômago para facilitar a absorção de nutrientes como o cálcio, e evitar náuseas e vômitos.
Avaliar a presença de alimentos alergênicos e restringí-los na alimentação da gestante, evitando assim que a alergia passe para o bebê.
A saúde do intestino é primordial para evitar ou amenizar a constipação intestinal e auxiliar na absorção de vitaminas e minerais.
Evitar bebida alcoólica e consumir com moderação a cafeína.

Para garantir uma gestação saudável, saiba quais alimentos devem ser consumidos com regularidade:

- Semente de linhaça e peixes fontes de ômega-3: salmão, sardinha, atum, cavalinha, arenque;
- Verduras verde escura, feijões, castanhas, soja, carnes;
- Cereais integrais: pães, arroz, macarrão;
- Dar preferência ao frango orgânico e ovo caipira;
- Frutas: laranja, acerola, mamão, caqui, tangerina, banana...
- Quinoa;
- Clorofila: sucos verdes;
- Líquidos, preferencialmente água: 2 a 3L/dia.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

GRIPE: PREVENÇÃO ESTÁ NA ALIMENTAÇÃO

Matéria Postada no Blog da minha querida jornalista Janaína Hohne, que apresenta todos os sábados o Programa Viver Bem na TV Tribuna (http://hotsites.tvtribuna.com/tvtribuna/blogjanainahohne/)



Além de evitar aglomerações e tomar precauções básicas de higiene, saiba quais alimentos potencializam o sistema imunológico e combatem a gripe:

        



 ALIMENTOS RECOMENDADOS:
Alimentos ricos em Vitamina C: laranja, acerola, limão, morango, tangerina, abacaxi, kiwi...
Cebola e alho: Dê preferência ao alho cru, faça preparações como patê, ou em imersão no azeite;
Alimentos ricos em carotenóides: cenoura, manga, abóbora, espinafre, brócolis, couve, nectarina, mamão papaia, melancia, goiaba, tomate;
Azeite de oliva;
Gengibre;
Uva;
Oleaginosas: castanha do pará, de caju, nozes, amêndoas, macadâmia;
Peixes ricos em ômega-3: salmão, atum, sardinha, cavalinha;
Semente de linhaça (triturada)
Quinoa;
Cereais integrais e leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha...
Prébioticos: Alcachofra, raiz da chicória, dália, dente-de-leão, cebola, alho e banana;
Líquidos 2-3L/dia, principalmente água. 
Receita da Imunidade: Bata no liquidificador 2 laranjas, 10 acerolas, 5 morangos, 10 uvas roxas e  1 pedaço de gengibre. Tome 1x/dia pela manha.



Um grande abraço,

Tatiana Pimentel